Gestão, Tecnologia e Qualidade para o Direito

Seu departamento jurídico é uma unidade de negócio ou de custo?

Destacamos três ideias de como o departamento jurídico deve agir para não ser visto como centro de custo, mas sim como unidade de negócios, ou seja,
como partícipe do negócio e não apenas como uma lembrança de problema no caso de problemas jurídicos.

Ter Visão Global do Negócio

O departamento jurídico não pode ser alguém que resolve a sua parte e pronto. Ele deve ter a visão global da empresa. Saber que uma atitude sua, seja
um modelo de notificação, procuração ou até mesmo de carta, pode influenciar na totalidade da empresa.

Vamos pegar um exemplo: Recebe-se uma notificação de um cliente da empresa, reclamando sobre determinada atitude de um vendedor. O departamento faz a
resposta desta notificação e pronto, sua tarefa terminou.

Será?

Será que isto não irá acontecer de novo?

Será que o departamento comercial/vendas sabe o porque isto está acontecendo?

Será que a resposta desta notificação atingiu seu objetivo de evitar litigios  e evitar problemas com a marca da empresa?

Isto mesmo! Nem sempre a ação judicial é um bom negócio, principalmente quando estamos nos referindo a marca da empresa. É melhor um notícia de um TAC
com o Ministério Público ou uma notícia na mídia de uma ação civil pública contra a empresa?

Não podemos pensar no departamento como algo isolado. A visão deve ser global. A empresa deve ser blindada pelo jurídico.

Ter indicadores

Não apenas indicadores de processos e vitórias/derrotas. Não apenas indicadores dizendo os pedidos e prognósticos. Estes são indicadores essenciais.
Agora, quando o departamento começa a identificar quais as áreas internas que mais demandam solicitações e as treina; Quando começa a identificar as
principais razões de demandas em quaisquer das áreas e as trata de forma preventiva; Quando mapeia os processos que podem dar uma imagem negativa para
empresa e blinda a mesma; Ou ainda, quando cuida dos processos de maior valor de maneira personalizada, visando dar maior resultados aos acionistas, o
departamento jurídico está além de simples indicadores: está começando a se transformar em estratégico.

Ser estratégico

O departamento jurídico pode ser estratégico para empresa quando ele começa a ter uma visão global e possui indicadores. Mas, transforma-se em
essencial a empresa quando suas atitudes são reflexo desta visão e números. Não basta apenas monitorar. Tem que colocar pessoas responsáveis e prazos
para acontecer o que está sendo solicitado. Ser estratégico é controlar e agir. Lembre-se disto.

Enfim,

Você é visto como uma unidade de despesa na sua empresa?  Mude hoje mesmo! Comece a agir como uma unidade de negócios, onde o seu conhecimento pode ser
realmente aproveitado e diferenciado. Seja estratégico. A empresa e a sua própria existência agradecem.

______________________________________________

Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr

www.gestao.adv.brgustavo@gestao.adv.br

Como citar e referenciar este artigo:
ROCHA, Gustavo. Seu departamento jurídico é uma unidade de negócio ou de custo?. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/colunas/gestao-tecnologia-e-qualidade-para-o-direito/seu-departamento-juridico-e-uma-unidade-de-negocio-ou-de-custo/ Acesso em: 22 nov. 2024