Quando falamos em
rotina, alguns logo afirmam: Precisamos de rotinas para organizar o nosso
negócio. As rotinas padronizam e levam o negócio para o sucesso. Outros
afirmam: As rotinas emburrecem, as rotinas levam o negócio apenas aonde ele já
foi ou está. Precisamos de inovação, abaixo as rotinas!
Quem está certo?
Ambos estão certos, ao
meu ver. Como assim?
Vamos analisar os dois
pontos:
Rotina como algo
positivo
Toda organização de um
negócio inicia pelas rotinas. São as rotinas que padronizam, organizam, dão a
primeira tônica do negócio.
O primeiro passo para
organizar o seu escritório é definir as rotinas. Estabeleça quais são as
rotinas do seu negócio: Quando o cliente chega, como ele é atendido? Quando ele
é atendido como fica a informação deste atendimento? Depois de atendido, como o
negócio processa o restante da informação (ação judicial no caso de um
escritório jurídico)?
Perguntas… A resposta
destas são justamente as rotinas (parte delas) do seu negócio.
Estabelecer estas
rotinas pode auxiliar a evolução do negócio de uma maneira ímpar.
Como assim?
Para termos a evolução
ou mesmo inovação, devemos saber aonde estamos em primeiro lugar. Como saber
aonde estamos se sequer conhecemos nossas atuais rotinas?
Da mesma forma que estas
rotinas são essenciais para a evolução do negócio, elas podem ser o principal
problema para ele findar. Veja como:
Rotina como algo
negativo
A rotina é um problema
justamente quando ela se torna intrínseca ao ser humano.
O ser humano tem a tendência
de buscar o sucesso e quando chega nele ou próximo dele, se acomoda.
O mesmo acontece com as
rotinas.
Ter uma rotina é cômodo.
Ter rotina dá segurança. Ter rotina traduz em saber o passo a passo.
E o que há de errado
nisto?
Se você quer ficar sempre
na mesma situação atual, nada. Agora, se o crescimento do seu negócio é
importante, a rotina é perigoso, pois inibe a criatividade e principalmente
deixa todos com aquela sensação de “vamos fazer como está, afinal sempre
foi assim”. O fato de sempre ter sido assim, não quer dizer que precise
ser assim. Não quer dizer que não deve mudar.
A crítica a rotina é
fundamental/essencial/imperioso para existir gestão.
Quer gerir o seu
negócio?
Critique rotinas
internas (procedimentos) e externas (relacionamento com cliente). Estabeleça
novas regras e faça as mesmas com controle e organização.
Enfim,
Rotina: Positivo ou
negativo?
Positivo, se for padronizar e
organizar o dia a dia de todos. Negativo, se as mesmas funcionam há
muito tempo sem qualquer tipo de crítica ou pensamento diferente.
Permita-se ser diferente
e fazer o seu negócio ter sucesso. Lembre-se que caminhando por onde os outros
caminharam chegará somente aonde os outros chegaram.
Ou seja, abaixo a zona
de conforto e viva a gestão através da crítica de rotinas!
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Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
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