Os gigantes também sucumbem
Gustavo Rocha*
Um livro de Jim Collins chamado The Mighty Fall resume realidades simples em cinco estágios que podem levar a queda de uma grande empresa ou escritório.
Vamos analisar cada um destes estágios.
Estágio 1 – O sucesso presunçoso
São as típicas pessoas que pensam o sucesso como algo final. Cheguei ao sucesso, não preciso fazer mais nada. Este tipo de atitude leva um alerta importante: Ninguém está sempre no topo. A renovação é constante. A criatividade, reinvenção, inovação e criação também devem ser constantes para que o sucesso possa existir de maneira mais permanente.
Não pense que atingir objetivos, ter dinheiro é o resultado final. Lembre-se: E o sonho? Acabou?
Estágio 2 – A perseguição indisciplinada do “mais e mais”
Pensando que o sucesso já é tudo, o escritório pode começar a entrar no segundo estágio, que é não investir mais em si e apenas querer mais e mais atividades e retorno financeiro, não se preocupando desta forma com o resultado, com qualidade, com qualificação, etc.
Sempre devemos reinvestir no nosso negócio! Qualificar, estudar, participar com a equipe do sucesso!
Estágio 3 – Negação do risco e do perigo
Depois de pensar que o sucesso chegou e não vai embora e sequer pensar em investir, o escritório começa a negar que tenha problemas. Este é o terceiro estágio.
Recorde-se que a crítica é sempre em relação as tarefas e não as pessoas. Então busque soluções, não acredite apenas em relatórios, caminhe pela empresa, veja o que está acontecendo. Não negue os fatos. Estude. Analise. Mude!
Estágio 4 – A procura da salvação
Depois de negar, há índices que não se pode olvidar. Então começa a empresa a ver que ou enfreta a situação e pára de fugir ou o problema está formado. Como se portar nesta situação? Buscar soluções rápidas ou buscar soluções de base?
Para salvar, há necessidade de uma análise de prioridades. Veja, analise, critique. Não espere o momento certo. O momento certo é agora!
Estágio 5 – A capitulação para relevância ou para morte
Então a empresa percebe que está cada vez mais difícil e os líderes começam a desistimular-se. Neste estágio a solução para alguns é vender o negócio, para outros fechar as portas…
A solução é difícil, mas não impossível: Mude radicalmente. Esqueça todos os métodos e reinvente o seu caminho. Aja como se fosse começar tudo de novo. Isto pode salvar o negócio, desde que este sonho seja perseguido como sendo algo real, palpável e por toda a equipe.
Não deixe estes estágios acontecerem no seu escritório. Ao menor sinal, busque a mudança e reinvenção consciente de estratégia, sempre pautado em tendências de mercado com a sua visão negocial.
Esta é a melhor alternativa!!!
* Diretor da Gestão.Adv.br
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