Marketing para mulheres advogadas
Gustavo Rocha*
Um artigo publicado nos Estados Unidos por Roberta Cummings traz uma série de idéias de marketing específicos para a mulher advogada.
O artigo é bem extenso e muito interessante.
Para ler o original em inglês, clique aqui.
Para ler uma versão traduzida pelo Google Tradutor, clique aqui.
Para evitar a tautologia, ou em bom português, para não ser repetitivo, vou destacar alguns pontos que penso serem nucleares deste artigo:
Tome como prioridade o desenvolvimento das empresas: Coloque o desenvolvimento do seu cliente como prioridade!
Combine seus interesses pessoais e paixões com os interesses da empresa: Aprenda que se a paixão pelo trabalho puder ser tão interessante quanto a paixão por ser uma mulher linda, o sucesso será conseqüência.
Seja estratégica: Não pense que foi o destino. Faça o seu destino!
Invista na rede: Aproveite do cabeleireiro até ao almoço com uma amiga para desenvolver a habilidade de negociação e criação de canais de relacionamento cada vez maiores.
Não tenha medo de pedir ajuda: Não saber tudo e pedir auxílio é sinal de força e não de fraqueza. Ninguém sabe tudo, lembre-se disto.
Crie expectativas realistas: Com toda certeza não será o primeiro contato que fará que irá trazer resultado. Mas, poderá ser este contato uma alavanca para o desenvolvimento.
Ajude outras mulheres a terem sucesso: Pode soar estranho, mas quanto mais ajudamos, mais crescemos. Quanto mais queremos nos isolar ou querermos o sucesso somente para nós, mais sozinhos estamos. Aqui cabe citar uma frase de Madeline Albright: “há um lugar especial no inferno para as mulheres que não ajudar outras mulheres”. Repense suas atitudes hoje!
Evitar a venda direta: Ou seja, não diga que podes fazer isto, aquilo e aquele outro. Diga que existe uma solução, que o mercado assim se posiciona e que a melhor estratégia será esta, e estarás conquistando a confiança do cliente.
Então, você mulher advogada, prepare-se e mãos a obra!
Inicie sem receios e lute, você é fonte de vida, fonte de força, és o princípio de tudo. Ter medo do quê?
Faça valer o seu sentimento, a sua força emocional e estrutural… Vá além!
Muito sucesso!
* Advogado Pós-Graduado em Direito Empresarial com mais de 10 anos de vivência no âmbito jurídico.
Atuou como gerente de escritórios de advocacia por mais de 4 anos. Experiência nos estados do RS, SC, PR e SP.
Presta consultoria nas áreas de gestão, tecnologia e qualidade para escritórios de advocacia.
Como gestão, atua diretamente com a equipe, maximizando resultados, organizando, planejando e estruturando processos, procedimentos e o próprio escritório.
Com tecnologia, extrai do software que o escritório possuir – ou orçar no mercado um produto conforme as necessidades do escritório – o máximo de rendimento, controle e gerenciamento, tornando o escritório mais ágil, rentável e preparado para o mercado.
Com qualidade, fornece aos escritórios em parceria com a consultoria KR, certificação ISO/9001.
Possui publicação em livro pela OAB/SC no livro OAB em Movimento, OAB editora: “Reformas Advindas da Lei 10.931/2004 na busca e apreensão em alienação fiduciária”, além de diversos artigos publicados em revistas e periódicos físicos e eletrônicos. Leia as entrevistas em revistas aqui.
Acesse nossas publicações e posts diários aqui.
Atua também como palestrante e ministra treinamentos in company de gestão e tecnologia.
Compare preços de Dicionários Jurídicos, Manuais de Direito e Livros de Direito.