Muito
se fala em gestão de escritórios jurídicos, em como eles precisam se organizar,
estarem preparados para o mercado atual, etc.
Gestão
é um termo muito amplo, verdadeiro e assertivo. Contudo, gestão não é a
resposta para tudo.
A
gestão na advocacia é como um adjetivo, necessita de um sujeito e um verbo para
existir.
Como
assim?
Sujeito
De que
adianta falar em gestão, em padronização de procedimentos, em análise de
resultados, se quem comanda o escritório não está fazendo o seu dever de casa?
A
direção do negócio tem que ser a primeira a estar envolvida com o processo de
mudança do escritório. Ela será o motivacional para toda equipe encarar as
mudanças com seriedade, respeito e vontade.
Fazer
gestão significa analisar os procedimentos internos, fazer uma crítica em cima
dos procedimentos e aplicar as mudanças necessárias para o crescimento do
negócio.
Para
tanto, é fundamental e imprescindível a presença dos sócios neste processo.
Podem ser delegadas as tarefas administrativas, entretanto, as de cunho
estratégico tem que ser definidas por aqueles que pensam a empresa e assumem o
seu risco, ou seja, os sócios.
Por
lógico, uma andorinha não faz o verão. Todos os colaboradores devem participar,
auxiliar, estar conectados com o negócio e o seu projeto.
Mais
uma vez para isto, o sujeito (líder, sócio, administrador) deve estar presente
e ser constante, transformando o planejamento em algo real e palpável.
Verbo
Neste
sentido, se tivermos sujeitos (pessoas dispostas a encarar o projeto de
mudança), estamos com o primeiro passo dado. Porém, sem uma ação concreta
(verbo), não haverá nenhuma modificação. Já diz a lei da física que se algo
está em inércia, tende a ficar em inércia se algo não modificar seu estado.
Assim,
qual(is) ação(ões) você está fazendo neste momento para o seu negócio?
Pelo
menos temos que pensar nesta ações:
*
Investir em Marketing Jurídico;
*
Investir em Redes Sociais;
*
Investir em software adequado; (Leia um artigo publicado sobre este assunto aqui)
Quer
dizer, temos estar conectados ao mercado de hoje (marketing jurídico) ao
mercado de hoje e de futuro (redes sociais), bem como com a tecnologia como
fator preponderante para alavancar o negócio (produzir mais com o mesmo número
de pessoas, agregando informações estratégicas e relacionais). Não basta ter
sujeito. Temos que ter e ser o verbo da mudança.
Adjetivo
O
adjetivo em uma frase é o que a qualifica, o que a embeleza, o que diz
algo a mais.
A
gestão se encaixa perfeitamente nisto. Primeiro, porque não tem como existir
gestão sem um sujeito e verbo antes. Segundo, porque mesmo um escritório movido
por pessoas motivadas e líderes de si com uma ação efetiva na advocacia, sem a
gestão, está fadada a ficar estagnada no mercado atual.
Tendo
gestão, o escritório tem um fator que agrega qualidade. Consegue estar presente
no mercado com eficiência e eficácia.
O
mercado não aguarda os escritórios se adaptarem a gestão. Ele contrata aqueles
que tem gestão.
Como
está o seu escritório nisto?
Tem
sujeitos ativos e líderes de si?
Tem
ações efetivas focadas em resultados estratégicos?
A
gestão está sendo utilizada como qualidade para o seu escritório?
O
adjetivo da gestão é mais do que um qualitativo, é um diferencial forte de
mercado.
Enfim,
Em bom
português, a gestão somente poderá acontecer como o adjetivo da sentença: Com
um sujeito ativo e verbo executor para trilhar um caminho de sucesso, com mais
qualidade de trabalho, padronização, organização e resultados sustentáveis para
o negócio.
_______________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
www.gestao.adv.br | blog.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br
