O termo gestão volta e meia vira sinônimo de algum tipo de organização específica, como usar 5s, Swot, Canvas, entre outros.
Todavia, a gestão é bem mais ampla do que isto.
Gerir algo é usar de todas as ferramentas disponíveis para atingir um objetivo de melhor prestar um serviço ao cliente, seja ele interno ou externo.
Na advocacia, não é diferente.
Muitos se dizem gestores, querem organizar financeiro, sistemas, fluxos internos, usar da melhor tecnologia para automatizar processos, chegando até a sonhar os resultados em cima disto, esquecendo do mais nevrálgico e essencial: Pessoas.
Você NÃO É UM BOM GESTOR se não sabe lidar com pessoas.
Você NÃO É UM BOM GESTOR se tudo depender de você para ser feito.
Você NÃO É UM BOM GESTOR se alguém tira férias e tudo fica parado.
E A LISTA PODE CONTINUAR, FIQUE A VONTADE PARA ACRESCENTAR…
Além de pessoas, gerir significa usar o tempo a seu favor.
Pare de romantizar o protocolo do prazo no último dia!
A adrenalina provocada pelo protocolo às 23h59m do dia fatal não é apenas sorte ou emoção: É burrice. É falta de gestão. É falta de visão. É falta de comprometimento com o negócio e com o cliente.
Desenvolver fluxos internos é bom início. Entender que um colaborador sozinho não pode gerir e fazer prazos e atender clientes é uma noção importante.
Criar canais de atendimento, de elaboração de questões técnicas, de gestão de novos negócios, enfim, criar setores para que o escritório tenha expertise melhorada é uma forma de gestão inteligente.
Assim como dar feedback para as pessoas (no bom e no ruim), entender o melhor de cada um (aptidão) e usar isto no negócio, preparar as pessoas para o futuro com possibilidade de crescimento são formas de melhor gerir pessoas.
Não existe fórmula mágica ou milagrosa. Existe trabalho sério, dedicado e focado em resultado do seu negócio, do seu cliente.
Você está organizado ou preparado para gerir o seu negócio?
#PraPensar
Sou Gustavo Rocha
Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos em especial de gestão de escritórios, membro de diversas comissões na OAB no RS e SP.
Atuo com consultoria em gestão, tecnologia, marketing estratégicos e implementação de adequação a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.