Gestão, Tecnologia e Qualidade para o Direito

Gerenciar a informação: O grande segredo!

Vivemos em um
mundo de muita informação. Hoje podemos digitar algo na internet e encontramos
muita coisa sobre qualquer assunto.

Muita coisa
mesmo. É uma loucura, são milhões, milhares de páginas sobre assuntos que
queremos apenas uma resposta.

E pior: Muitas
destas informações não são verdadeiras ou são pelo menos duvidosas.

Em um manancial
fantástico de informações, conceitos, trabalhos, modelos, como distinguir o
joio do trigo?

Parece
impossível, mas não é.

Há dois anos
atrás, escrevi um artigo que mostra como as pessoas estão resolvendo estas
questões: Estão voltando a uma espécie de feudalismo. Leia aqui.

Cada vez mais
procuramos informações precisas, verdadeiras, de fontes confiáveis. Isto nos
faz estarmos sempre próximos das mesmas fontes de informação. Temos bilhões de
páginas para acessar, mas vamos sempre nas mesmas para ler o jornal, notícias,
pesquisar sobre a vida alheia ou conversar com os amigos.

Fazemos isto por
comodismo, mas também por confiança na informação. Se um site destes de
notícias publicar uma notícia falsa, daqui a pouco estamos dizendo que esta
notícia falsa é verdadeira. Foi o que aconteceu com o #calaabocagalvao, hashtag
utilizada na copa de 2010 que gerou uma notícia falsa de um pássaro chamado
Galvão que estaria em extinção. Esta notícia foi dada como verdadeira, pois
circulou pela internet e estava nos trending topics do twitter. Leia aqui.

Em bom
português: Se muita gente mentir junta na internet, a mentira pode ser
verdadeira.

Agora, como
fazer para gerenciar tanta informação?

Utilizando o bom
senso, não acreditando em tudo que se lê, e principalmente, raciocinando aquilo
que está sendo lido. Até provar que fucinho de porco é tomada, primeiro
acredite na tomada e não ponha a mão ali.

Também é
fundamental gerenciar tempo. Muitas pessoas passam horas e horas fazendo
pesquisas pela internet, porque não conseguem achar aquilo que estão
procurando. São muitas páginas, muita informação para ser analisada e
processada.

O que fazer?

Mais ou menos
como nos feudos: Buscar fontes confiáveis e pesquisar primeiro nelas. Criticar
a informação que é lida pelo teu senso crítico e verdade interna e depois, se
passar por todos estes crivos, divulgar ou utilizar a informação. Sair
publicando algo somente porque achou bonitinho, não dá credibilidade.

O mesmo vale
para assuntos polêmicos. Cuidado com o que é dito. A sua marca está em jogo.

Gerenciar
informação é o grande desafio da atualidade. Seja para filtrar o que se está
procurando, seja para publicar algo.

Pense nisto
antes de publicar ou absorver algo como verdade.

Artigo escrito por Gustavo Rocha –
Diretor da Consultoria GestaoAdvBr

www.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br

Como citar e referenciar este artigo:
ROCHA, Gustavo. Gerenciar a informação: O grande segredo!. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2011. Disponível em: https://investidura.com.br/colunas/gestao-tecnologia-e-qualidade-para-o-direito/gerenciar-a-informacao-o-grande-segredo/ Acesso em: 11 nov. 2025