Neste domingo dia 03 de Outubro iremos as urnas em todo Brasil votar para Presidente, Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual e Governador de cada Estado Brasileiro.
Um momento de exercer a nossa democracia.
Certo?
Apenas isto?
Óbvio que não.
Muito mais do que politiquês, o exercício do nosso voto deve ser coerente.
Coerente com os anseios que a política seja séria;
Coerente com os interesses que queremos defender no parlamento;
Coerente que o voto seja instrumento de mudança e não de safadeza;
E a gestão, onde está inserida nisto tudo?
Precisamos de muita, mas muita gestão mesmo no momento do nosso voto. Tanto para nós como partícipes da seara das eleições como daqueles que pretendem ser eleitos.
Como avaliar um candidato pela sua pobreza? Pela sua condição de cor, raça ou credo? Pelo seu interesse sexual?
Fica a pergunta: E o que este candidato fez na sua vida privada e/ou pública até agora?
Se você já escolheu seu candidato, passe ele pelas peneiras:
1. Ele já atuou na vida pública?
2. Ele fez projetos relevantes para sua comunidade e/ou bairro ou cidade?
3. Suas posições são próximas do que você pensa?
4. Sua experiência de vida irá ser útil a todos ou apenas para alguns?
5. Ele quer um Estado (ou seja todos) melhores ou apenas o seu bolso?
Teríamos aqui uma infinidade de perguntas, mas se você conseguiu responder assertivamente estas 5, provavelmente o seu candidato merece o seu voto.
Afinal, precisamos gerir um estado que recebe muito, muito, mas muito dinheiro mesmo de impostos suados e pagos por aqueles que trabalham e não daqueles que apenas recebem dinheiro público.
A mesma/idêntica situação ocorre na vida privada.
Alguém na sua empresa está pedindo aumento? Passe ele pelas peneiras…
Precisamos de líderes participativos, inteligentes, focados em resultados em prol da empresa e da sociedade e não em prol unicamente de si mesmos.
E em relação a tecnologia?
O que mais se falou foi dos candidatos tentarem fazer as eleições pela internet, através das redes sociais, seguindo o exemplo do Obama nos EUA.
Isto foi o que as pessoas comentaram, contudo o que vimos foram candidaturas fazendo SPAMs diariamente, tentando unicamente se promoverem, sem qualquer cuidado técnico ou análise estratégica de marketing.
Em bom português: Queimando a sua marca.
Sim, porque se recebo uma propaganda mal elaborada, pretensiosa e apenas voltada ao resultado em si, boto no lixo eletronico.
Se for convidado a ouvir, ler, aprender mais sobre um determinado candidato, poderei ter interesse em acompanha-lo.
O mesmo vale para sua empresa.
Fazer marketing não é investir em encher as caixas de emails de possíveis clientes ou botar propagandas nas esquinas.
Precisamos de estratégia, organização, visão do todo para isto.
Enfim, eleições, gestão e tecnologia,
Temos muito a pensar, aprender e vivenciar desta realidade. Seja no país com a política, seja com a política interna da nossa empresa.
Vote consciente neste domingo. Seja consciente na sua empresa.
* Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
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