Quando pensamos em advocacia digital pensamos em email, internet, blog, etc, certo?
Pensamos também em direito eletrônico, direito autoral nas midias eletrônicas, entre outros temas.
E a forma de se comunicar e relacionar?
É nisto que reside o futuro e o presente.
Há muito escrevemos aqui no Blog sobre redes de relacionamento, influência destas redes na comunicação entre as pessoas e as consequências disto no Marketing Jurídico.
Vamos então pensarmos:
Se estamos na era dos relacionamentos através das redes virtuais, teremos cada vez mais contatos eletrônicos, negócios pela via eletrônica e consequentemente problemas reais e jurídicos nesta mídia eletrônica.
Isto é o futuro?
Não, isto é o presente.
E a OAB?
No presente, veda qualquer atendimento não presencial, pois entender que ofende a relação cliente-advogado, que deve ser uma relação pessoal.
No futuro? Não sei, mas penso que deve acompanhar as tendências da vida e não ficar atinente única e exclusivamente a letra fria da lei.
Precisamos modernizar a advocacia. Não apenas com email, internet, smartphones, programas via web etc.
Precisamos modernizar o modo de pensar e agir do advogado.
A advocacia digital é voltada ao conhecimento da realidade do seu cliente.
A advocacia digital é cercada de soluções multimídia para agilizar e resolver problemas e não ingressar com processos (destaque-se que ingressar com processos não é sinônimo de solução).
A advocacia digital utiliza a rede de relacionamentos para compartilhar conhecimento, dividir experiências, subtrair possíveis perdas e claro somar resultados!
A advocacia digital pensa em como pode o cliente ser melhor atendido para resolver suas celeumas.
A advocacia digital está se construindo no judiciário com Teleconferências, digitalização, processo eletrônico, etc.
E para você, advogado?
A advocacia digital é futuro ou presente?
* Gustavo Rocha
Diretor da Gestão.Adv.br
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