Conhecimento

Que o Papa Francisco retome o caminho aberto por João XXIII

Diferenças de concepções religiosas, ideologias, raças não devem impedir a fraterna convivência humana.

Cada um pode ter sua Fé, sua visão política, sua receita para os problemas sociais, sua maneira de decifrar os mistérios da vida, sem que essas divergências impeçam o diálogo e a busca de eventuais identidades.

No âmbito da Igreja Católica, tenho especial admiração pelo Papa João XXIII, justamente porque esse Papa sacudiu os alicerces de Roma, com sua generosa abertura às mais diversas correntes de pensamento, às mais diversas crenças e filosofias.

Espero que o Papa Francisco retome a linha de Boa Vontade e Compreensão do Papa João XXIII.

Que ele seja inspirado por São Francisco de Assis.

Acho que a Humanidade avança se, no campo da Fé, prevalece uma visão ecumênica e se, no campo da ação concreta, unem-se todos aqueles que desejam um mundo mais justo, mais igualitário, mais humano.

Vitória, março de 2013.

João Baptista Herkenhoff

76 anos, Juiz aposentado, palestrante Brasil afora e escritor, foi um dos fundadores e primeiro presidente da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Vitória, ES.

E-mail: jbherkenhoff@uol.com.br

Homepage: www.jbherkenhoff.com.br

Como citar e referenciar este artigo:
HERKENHOFF, João Baptista. Que o Papa Francisco retome o caminho aberto por João XXIII. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/conhecimento-artigos/que-o-papa-francisco-retome-o-caminho-aberto-por-joao-xxiii/ Acesso em: 29 jul. 2025