Política

O Relativismo Moral de Padilha e Mantovani

 

Ontem a noite tivemos o lançamento do mais recente número da revista Dicta&Contradicta, no auditório da Livraria Cultura da Avenida Paulista, aqui em São Paulo, com a presença de José Padilha, diretor dos filmes Tropa de Elite, bem como do roteirista Bráulio Mantovani. Tive a oportunidade de dizer à dupla da minha admiração pelos filmes, uma verdadeira obra prima. O caráter cronístico de ambos permitiu que, a despeito dos preconceitos intelectuais e morais dos realizadores o filme mostrasse o real. Certamente é esse caráter realístico e cronîstico que tem encantado o grande público, que não se cansa de elogiar e se identificar com seus principais personagens. Eu disse ao Padilha que seu relativismo moral, que identifica policial e bandido, avilta a grandeza de sua obra prima. De qualquer modo foi um evento memorável. Não é todo dia que podemos ter contato que gente tão talentosa como eles são.

 

{youtube}Xj6vIwm1dZA{/youtube}

 

 

* José Nivaldo Cordeiro, Executivo, nascido no Ceará. Reside atualmente em São Paulo. Declaradamente liberal, é um respeitado crítico das idéias coletivistas. É um dos mais relevantes articulistas nacionais do momento, escrevendo artigos diários para diversos jornais e sites nacionais. É Diretor da ANL – Associação Nacional de Livrarias.

Como citar e referenciar este artigo:
CORDEIRO, José Nivaldo. O Relativismo Moral de Padilha e Mantovani. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2010. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/politica/o-relativismo-moral-de-padilha-e-mantovani/ Acesso em: 30 jul. 2025