Política

O Destino de Arruda

 

11 de fevereiro de 2010

 

Aconteça o que acontecer José Roberto Arruda não será mais governador do Distrito Federal. Depois de ler a entrevista do ministro do Supremo Tribunal Federal – STF, Marco Aurélio de Mello, na Folha de São Paulo de hoje, isso ficou muito claro. Arruda ou renuncia (a aí poderia recorrer em liberdade), ou será cassado (a Câmara Legislativa já se movimenta para isso) e dá uma de Getúlio, sai da vida para entrar na história. Essa última opção seria a mais desesperada.

 

O juízo do ministro está formado: “Os fatos são muito claros e precisos. Os elementos coligidos são contundentes. A Polícia Federal fez um trabalho belíssimo”.  Na esfera jurídica não há mais o que fazer, nenhuma porta será mais aberta enquanto Arruda estiver na condição de governador, capaz de obstruir a Justiça. A posição do STJ é ainda mais inflexível. Arruda aqui foi vítima de sua própria hybris.

 

O vice-governador, que no momento exerce o poder, Paulo Octávio, também não deve durar e se não correr logo será engolido pela onda judiciária contra ele. A imprensa hoje dá conta que a Polícia Federal está na cola dele e seus amigos do DEM entregaram a sua cabeça, a ponto de apoiarem a intervenção federal no GDF.

 

Essa posição do DEM é pura covardia, não apenas diante do correligionário caído em desgraça, mas também diante da responsabilidade histórica. Entregar o poder do GDF, mediante intervenção, a Lula, é dar todo o poder aos sovietes, tudo que eles querem. Quando li nos jornais que Paulo Octavio foi pedir apoio a Lula vi que tudo está perdido. É como pedir ajuda ao carrasco na hora da execução.

 

Devemos lembrar que no DEM se concentra o último reduto de conservadorismo no Brasil. Pena que não sobrou nenhuma coragem e menos ainda discernimento. Com essa liderança política não haverá como o PT não assumir plenos poderes, marchar radiante para o seu destino manifesto, o totalitarismo.

 

A coisa é toda quixotesca. O que é justo está carregado de injustiça, o que democrático é a via totalitária, o que é normal é o portal de entrada na anormalidade. Esse é o reino da Segunda Realidade, que nos enlouquece a todos.

 

O fato real é que nada pode ser feito por José Roberto Arruda. Está na boca das hienas e seu destino está traçado. Está fora do jogo político. A manchete do UOL agora dá conta de que Flávia Arruda, mulher do governador, saiu há pouco do seu cárcere chorando. Ao menos haverá uma alma feminina a chorar por ele. Não é pouco.

 

 

* José Nivaldo Cordeiro, Executivo, nascido no Ceará. Reside atualmente em São Paulo. Declaradamente liberal, é um respeitado crítico das idéias coletivistas. É um dos mais relevantes articulistas nacionais do momento, escrevendo artigos diários para diversos jornais e sites nacionais. É Diretor da ANL – Associação Nacional de Livrarias.

 

Como citar e referenciar este artigo:
CORDEIRO, José Nivaldo. O Destino de Arruda. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2010. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/politica/o-destino-de-arruda/ Acesso em: 29 abr. 2026