Agir ou Reagir
Tom Coelho*
“Pouco conhecimento faz com que as criaturas se tornem orgulhosas.
Muito conhecimento, que se tornem humildes.”
(Leonardo da Vinci)
Uma das características inerentes ao profissional empreendedor é a busca incansável pelo autoconhecimento. Quanto mais você se conhece, mais pode potencializar suas forças e amenizar suas fraquezas.
Minha proposta hoje é compartilhar com você um breve exercício. Trata-se do que chamamos Locus de Controle, ou Centro de Controle. Apresentarei apenas dez questões e sua missão será efetuar a leitura dos textos respondendo de forma absolutamente franca com qual das assertivas, A ou B, você concorda mais. Os resultados serão comentados na seqüência e, tenha certeza, revelarão um aspecto fundamental de seu perfil atitudinal: como você se comporta perante o mundo externo.
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A |
B |
A ou B? |
01 |
Fazer muito dinheiro está muito ligado a uma questão de escolher os caminhos certos. |
As promoções são obtidas com muito trabalho duro e persistência. |
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02 |
Percebi que existe uma conexão direta entre quanto me esforço e o resultado que tenho. |
Muitas vezes, as reações dos clientes parecem confusas. |
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03 |
O número de divórcios indica que mais e mais pessoas não estão se empenhando em fazer seus casamentos funcionarem. |
Casamento é em grande parte um negócio de risco. |
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04 |
é tolice pensar que alguém pode mudar de fato as atitudes básicas de outra pessoa. |
Quando estou certo, posso convencer outros. |
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05 |
Ser promovido é realmente uma questão de ter mais sorte do que a outra pessoa. |
Em nossa sociedade, o futuro ganho de poder de uma pessoa depende de sua habilidade. |
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06 |
Se alguém sabe como lidar com pessoas, é fácil liderá-las. |
Exerço pouca influência na maneira como outras pessoas se comportam. |
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07 |
Os objetivos que conquisto são resultados de meus próprios esforços; sorte não tem nada com isso. |
às vezes, acho que tenho pouco a fazer com a situação apresentada. |
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08 |
Pessoas como eu podem mudar o curso do mundo dos negócios se nos fizermos ouvir. |
é apenas um pensamento esperançoso acreditar que alguém pode influenciar prontamente o que acontece no mercado. |
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09 |
Grande parcela do que acontece comigo é provavelmente uma questão de acaso. |
Sou senhor do meu destino. |
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10 |
Dar-se bem com pessoas é uma habilidade que deve ser exercitada. |
é quase impossível descobrir como agradar a certas pessoas. |
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Para que possamos proceder à análise dos resultados, confronte suas respostas com a tabela abaixo, anotando “0” ou “1” de acordo com a opção feita. Evidentemente, o somatório dos pontos deverá ser um número entre 0 e 10.
Questão |
Alternativa A |
Alternativa B |
01 |
0 |
1 |
02 |
1 |
0 |
03 |
1 |
0 |
04 |
0 |
1 |
05 |
0 |
1 |
06 |
1 |
0 |
07 |
1 |
0 |
08 |
1 |
0 |
09 |
0 |
1 |
10 |
1 |
0 |
De posse de sua pontuação final, veja no quadro a seguir como pode ser classificado seu Centro de Controle, se Interno ou Externo.
Pontuação |
Classificação |
Locus de Controle |
8 – 10 |
Interno Alto |
Pessoas Internas |
6 – 7 |
Interno Moderado |
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5 |
Misturado |
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3 – 4 |
Externo Moderado |
Pessoas Externas |
0 – 2 |
Externo Alto |
Interpretando o Resultado
Esta atividade foi desenvolvida por companheiros da Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento Empreendedor e reproduzida com autorização. Tenho utilizado, eventualmente, este exercício em minhas palestras e os resultados são sempre interessantes.
Pessoas com Centro de Controle Externo, ou seja, aquelas com pontuação entre 0 e 4 pontos, são pessoas muito influenciadas pelo mundo exterior. Para elas, o destino depende do que acontece à sua volta.
Os negócios não andam bem porque as taxas de juros estão muito elevadas, a Economia está recessiva, as Reformas ainda não foram votadas no Congresso, o conflito no Iraque está tomando proporções preocupantes, colocando em risco a estabilidade política e econômica do mundo globalizado.
A empresa não anda bem das pernas porque a alta direção não toma as decisões acertadas, os concorrentes apresentam produtos e preços melhores, o mercado não está comprador, os colegas não trabalham em sinergia dentro da empresa, os departamentos não se comunicam de forma efetiva.
O profissional não se recoloca no mercado de trabalho porque o desemprego é crescente e não há oferta de vagas, suas qualificações não são reconhecidas pelos selecionadores, os cursos de atualização são muito dispendiosos, os currículos enviados não são lidos, e somente através da indicação de terceiros é possível obter uma oportunidade para demonstrar talento e capacidade.
No pólo oposto, estão as pessoas com Centro de Controle Interno. Quem atingiu de 6 a 10 pontos enquadra-se neste grupo. São pessoas que realmente enxergam-se como donas de seu próprio futuro. Os fracassos são sua responsabilidade, decorrentes de ações inadequadas que invariavelmente levaram ao aprendizado. O sucesso, por sua vez, é fruto do trabalho, da ousadia, da criatividade, da perseverança, enfim, de todo um conjunto de atitudes vencedoras.
A Economia brasileira apresenta-se com sua estabilidade instável, mas isso não tem importância. Se os juros aumentarem ou a carga tributária for elevada, paciência. Vamos nos adequar. Se novos ataques terroristas assombrarem o mundo ou uma nova chaga ameaçar a saúde das pessoas no planeta, paciência. Vamos nos adaptar. Porque são ações que atingirão a todos indistintamente e sua intensidade dependerá da forma como reagirmos a elas.
A empresa está passando por um momento difícil, então vamos virar o jogo. Vamos observar as melhores práticas da concorrência e implementá-las. Ouvir mais os consumidores, diferenciar nossos produtos, agregar valor através de benefícios reais e percebidos. Melhorar um pouco mais a cada dia. Imaginar e inventar.
O profissional que busca recolocação procura traçar seus aspectos positivos, relaciona o perfil de empresa e do cargo que almeja ocupar, associa-se a parceiros profissionais e faz uso de sua rede de contatos para garimpar oportunidades, cuida de seu marketing pessoal e, especialmente, adota uma postura pró-ativa ciente de que sua adversidade é passageira e que o futuro que o espera é reflexo de suas próprias escolhas e atitudes e não de devaneios ou julgamentos de terceiros.
* Formação em Economia pela FEA/USP, Publicidade pela ESPM/SP, especialização em Marketing pela Madia Marketing School e em Qualidade de Vida no Trabalho pela USP, é consultor, professor universitário, escritor e palestrante. Diretor da Infinity Consulting, Diretor Estadual do NJE/Ciesp e VP de Negócios da AAPSA.
Contatos através do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br.
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