AJUFE

AJUFE participa de palestra sobre Arbitragem no Âmbito Internacional


STJ_palestra_prof_holandes_arbitragem_intern_20120320_032

O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), Gabriel Wedy, assistiu a convite do diretor-geral da Escola Nacional de Formação e aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), ministro Cesar Asfor Rocha, à exposição do professor holandês Albert Jan Van Den Berg, sobre o tema Arbitragem no Âmbito Internacional – Convenção de Nova Iorque, que aconteceu nesta terça-feira, 20, no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A palestra teve o referendo do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr).

O convite ao conferencista foi feito pelo diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), ministro Cesar Asfor Rocha, por indicação do ministro Sidnei Beneti, do STJ. Professor da Universidade Erasmus, sediada em Roterdã, na Holanda, Albert Van Den Berg está no Brasil sem qualquer custo para a Enfam ou para o STJ.  

O ministro Asfor Rocha, na abertura dos trabalhos, disse que o STJ tem tomado decisões que demonstram sensibilidade para cuidar de temas como a arbitragem, naquilo que tem sido levado para apreciação do Judiciário. “Já ouvi de vários especialistas no tema grandes elogios sobre a atuação do STJ. Nós, magistrados, temos dificuldades em receber essas inovações para a solução de conflitos”.


STJ_palestra_prof_holandes_arbitragem_intern_20120320_051

O diretor-geral do Enfam elogiou o ministro Sidnei Beneti, bem como todo o trabalho que vem desenvolvendo. “É um dos maiores entusiastas entre os presentes. Ele está sempre à frente de seu tempo, com sua vasta experiência e sua excepcional vivência internacional é um dos grandes magistrados a prestigiar o instituto da arbitragem no âmbito internacional. Ele sempre tem se pronunciado, ao longo de sua vida na magistratura, sobre aquilo que está sendo apresentado como um instrumento do futuro. Foi assim com as escolas do Judiciário e a importância delas na formação dos magistrados, bem como os juizados especiais e tem sido agora na implantação, de vez, da cultura da arbitragem no Brasil”.

Em seguida, o ministro Asfor Rocha passou a palavra e a presidência dos trabalhos ao ministro Sidnei Beneti, que fez rápida apresentação do currículo do convidado e palestrante, professor holandês Albert Jan Van Den Berg.


STJ_palestra_prof_holandes_arbitragem_intern_20120320_088

O presidente da AJUFE, Gabriel Wedy, destacou ao final da palestra, a importância da arbitragem internacional. “Ela visa evitar que litígios cheguem ao Poder Judiciário. A Convenção de Nova York, na realidade, cria um paradigma no conceito de arbitragem em todas as democracias do mundo. É de extrema importância essa iniciativa da Enfam, dos ministros Cesar Asfor Rocha e Sidnei Beneti, em trazer a experiência do professor Albert Jan Van Den Berg, que é uma autoridade internacional no assunto”.

Presidida pelo ministro Asfor Rocha, a mesa estava composta pelas seguintes autoridades: presidente da AJUFE, Gabriel Wedy; palestrante Albert Jan Van Den Berg; ministro do STJ, Sidnei Beneti; Embaixadora dos Países Baixos, Sara Cohen; Sra. Ana Beneti; e representando o Comitê Brasileiro de Arbitragem, Adriana Brageretta.

Fonte: AJUFE

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. AJUFE participa de palestra sobre Arbitragem no Âmbito Internacional. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/ajufe/ajufe-participa-de-palestra-sobre-arbitragem-no-ambito-internacional/ Acesso em: 23 dez. 2024