Michel Medeiros – Enviado Especial
MANAUS – Presidentes dos Tribunais de Justiça de todo o país participaram da abertura do 91º Encontro do Colégio Permanente de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil. O Presidente da AMB, Nelson Calandra, participou da solenidade, realizada em manaus (AM), nesta quinta feira (29).
Para Calandra, a troca de experiências, fruto do encontro, é uma importante aliada para o fortalecimento da Magistratura e do Judiciário. “Durante estes dois dias teremos a possibilidade de ampliarmos o debate sobre temas de relevância para a Justiça. A AMB vai falar sobre o Congresso Brasileiro de Magistrados que será realizado pela primeira vez na região Norte, entre 21 e 23 de novembro, adiantou o Magistrado.
Em seu discurso de abertura, o Presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, João Simões, destacou a importância da reunião que, segundo ele, possibilitará a ampliação do debate acerca de temas de relevância para o Judiciário Brasileiro. “Em nome do Poder Judiciário do Amazonas, agradeço a presença de todos”, cumprimetou o anfitrião.
Diálogo reforçado pelo Presidente do Colégio Nacional de Presidentes, Desembargador Marcos Faver, que recordou o trabalho desenvolvido pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Maurício Corrêa, que faleceu recentemente. “Presidente de honra dese Colégio, Maurício Corrêa teve a percepção das grandes inteligências e dos grandes estadistas. Ele vislumbrou a relação entre a Política e o Direito e utilizou-as em busca do bem comum. Exemplo que deve ser seguido”, recordou o Magistrado.
Na sequência, a Corregedora Nacional de Justiça, Ministra Eliana Calmon, fez um panorama do Judiciário Brasileiro e destacou os problemas estruturais da instituição. “A partir de 1988, o Judiciário passou a ser um importante ator na realização das políticas públicas apontadas pela Constituição. Mas foi uma mudança repentina, sem tempo para as adaptações necessárias”, pontuou.
O Vice-Governador do estado, José Melo, deu as boas vindas ao público e afirmou que, “quando a Magistratura brasileira se preocupa com os problemas que atingem o Judiciário, está preocupada, por consequência, com todos os brasileiros”. O encontro segue até esta sexta-feira (30).
Fonte: AMB