AL/RS

Extinção da SUEPRO significa desmonte e desestimulo às ações de escolas técnicas gaúchas



Deputado Ernani Polo (PP) defende manutenção da estrutura do órgão com investimentos em gestão e qualificação do ensino


A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, realizou audiência pública nesta terça-feira (27) para discutir a possível extinção da Superintendência da Educação Profissional (Suepro), com a sua substituição por uma coordenação específica vinculada diretamente à Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul. Criada em 1998 a SUEPRO é responsável pela intermediação e fomento de ações vinculadas ao ensino técnico, com destaque às instituições técnicas agrícolas, que proporcionam atendimento direfenciado junto ao setor produtivo, com formação especializada. O deputado estadual Ernani Polo (PP) ressalta a necessidade da ampliação do debate em torno do tema, antes da tomada de uma decisão por parte do governo.


“Estamos vendo a intenção de substituir as funções de uma superintendência por uma coordenadoria, o que nos parece um equívoco grave, pois é reducionista. Os professores são favoráveis aos avanços e a inovação, porém qual a necessidade em se mudar uma estrutura e a quem interessa? Precisamos evoluir de maneira conjunta para obtermos uma melhoria concreta do ensino profissionalizante no Estado, com um consequente acréscimo na qualidade do mesmo aos estudantes. As Escolas técnicas agricolas, que fazem trabalho exemplar estão ameaçadas com uma proposta de centralismo”, diz Ernani Polo.


Os docentes de escolas técnicas presentes à audiência reiteraram que não houve um processo de discussão e sim uma decisão unilateral por parte do Estado. “O importante é aumentar os valores para investimentos em infraestrutura nas escolas técnicas, com disponibilização de mais pessoal. Porém, para que isto aconteça não é necessário a alteração da estrutura da SUEPRO e sim a valorização do órgão e sua gestão”, complera o parlamentar.

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Extinção da SUEPRO significa desmonte e desestimulo às ações de escolas técnicas gaúchas. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/extincao-da-suepro-significa-desmonte-e-desestimulo-as-acoes-de-escolas-tecnicas-gauchas/ Acesso em: 20 nov. 2025