AL/RS

Pozzobom declara apoio a manutenção da Suepro


O líder do PSDB na AL, deputado Jorge Pozzobom criticou, na manhã dessa terça-feira (27), a intenção do Governo do Estado de extinguir a Superintendência da Educação Profissional (Suepro) e instituir, no seu lugar, uma coordenação ligada ao Gabinete do Secretário de Educação. O assunto foi tratado em Audiência Pública realizada no Plenarinho da AL e contou com a presença do secretário estadual da Educação, José Clovis de Azevedo, o superintendente da Suepro, Pedro Maboni, e representantes da Associação Gaúcha de Professores de Ensino Agrícola (AGTEA), órgãos colegiados e outros.

 

Conforme Pozzobom, o anúncio de que o Governo pretende extinguir o órgão traz insegurança para dentro das instituições estaduais de ensino técnico e, caso seja colocada em prática, pode vir comprometer a gestão do ensino profissionalizante gaúcho. “É uma conquista das escolas técnicas e não podemos agora, como noticiado na imprensa, por disputa interna de correntes partidárias do PT, extinguir a Suepro”, afirma o parlamentar, que acredita que a transferência das responsabilidades da Superintendência para a Secretaria da Educação trata-se de descaso com o ensino profissionalizante.

 

O órgão

A Suepro foi criada em 1998 a partir da política de fortalecimento da educação profissional prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A partir de então, houve grande crescimento no número de matrículas em ensino profissionalizante. De acordo com dados da Superintendência, dos 7.982 alunos da rede estadual registrados em 1999,passou para , em 2009, último ano do Governo Yeda Crusius, 32.368 estudantes. Nos dois anos seguintes, já no Governo Tarso Genro, houve queda – em 2011, foram registradas 29.723 matrículas.

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Pozzobom declara apoio a manutenção da Suepro. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/pozzobom-declara-apoio-a-manutencao-da-suepro/ Acesso em: 23 jan. 2026