O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adão Villaverde (PT), participará de diversas atividades do Fórum Social Temático, que acontece ao longo desta semana. Já na tarde dessa segunda-feira (23), Villaverde esteve presente no início do credenciamento do evento, no Cais do Porto e falou sobre a expectativa para o FST. “Pelo número de autoridades confirmadas, pela qualidade dos convidados e pelo conteúdo das agendas, não tenho dúvidas que o Forum cumprirá com o seu papel e atingirá as nossas expectativas”.
Segurança alimentar
Engajado no combate à fome desde o início de seu mandato, em 2003, quando era líder do governo Lula na Assembleia e também relator da Subcomissão Mista sobre Segurança Alimentar e Nutricional/Fome Zero, Villaverde reecontrará José Graziano* , o primeiro brasileiro a assumir o cargo de diretor geral da FAO, no colóquio “A importância da Sociedade Civil Nacional e Internacional para a Segurança Alimentar e Nutricional”, no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini. às 8h30 desta terça-feira (24),
Engajado no combate à fome desde o início de seu mandato, em 2003, quando era líder do governo Lula na Assembleia e também relator da Subcomissão Mista sobre Segurança Alimentar e Nutricional/Fome Zero, Villaverde reecontrará José Graziano* , o primeiro brasileiro a assumir o cargo de diretor geral da FAO, no colóquio “A importância da Sociedade Civil Nacional e Internacional para a Segurança Alimentar e Nutricional”, no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini. às 8h30 desta terça-feira (24),
Também na terça-feira, ao meio dia, o deputado almoçará com os organizadores do FST, no Galpão Crioulo da sede do Executivo gaúcho. À tarde, o parlamentar acompanhará a marcha de abertura do Fórum, que iniciará às 15h no Largo Glênio Peres e depois o show de inauguração do evento, que acontecerá no Anfiteatro Pôr-do-Sol.
Na quarta-feira (25), durante a manhã, participará do Encontro de Secretários de Meio Ambiente no auditório do Ministério Público, e à tarde acompanhará a posse da Direção da Juventude (municipal, estadual, nacional), com a presença do presidente nacional do PT, Rui Falcão, no Acampamento da Juventude FST, no Parque Harmonia.
Já na manhã de quinta-feira (26), o parlamentar integrará o debate sobre Segurança Alimentar Rio +20 e também participará, à tarde, da Mesa de abertura do painel “Justiça Social e Segurança Alimentar e Nutricional em meio a Crise Ambiental”, que ocorrerá no Largo Zumbi de Palmares. Às 19 horas participará de ato do FST com a presença da Presidenta Dilma Rousseff, no Gigantinho.
Para encerrar as atividades do Fórum, na sexta-feira (27), Villaverde integrará a Mesa de Debate “Os Sentidos da Democratização”, no Dante Barone da ALRS, com as presenças do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos , do governador Tarso Genro, e do ministro Gilberto Carvalho.
À noite o deputado acompanhará o Seminário “Programa Cidades Sustentáveis – os desafios de uma plataforma de governo municipal comprometida com o equilíbrio espacial, social e ambiental”, que terá como expositor o coordenador da Rede Nossa São Paulo, Maurício Broinizi Pereira, e que acontecerá no Plenarinho da ALRS.
* Graziano, que veio ao Estado para o lançamento do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Rio Grande do Sul (Consea/RS), no Palácio Piratini, ocorrido no dia 28/05/2003, quando ocupava o cargo de ministro extraordinário da Segurança Alimentar e Combate à Fome, foi um dos responsáveis pela implementação do Programa Fome Zero, iniciativa do governo Lula. Villaverde também participou do evento.
** Colaboração de Mariela Carneiro
Fonte: AL/RS
