No ofício entregue, Polo propôs a participação de representantes de entidades e órgãos do âmbito estadual e federal com o objetivo de construir soluções imediatas e de médio e longo prazo para enfrentar os prejuízos causados pelas recorrentes estiagens no Estado.
Acompanhamento do Parlamento
O Legislativo gaúcho está acompanhando de perto a situação que muitos municípios do interior e da Região Metropolitana de Porto Alegre vêm enfrentando. No dia 9 de janeiro, o presidente da AL acompanhou o governador em exercício, Beto Grill, a Boa Vista das Missões, considerado o “centro da seca” no Rio Grande do Sul. Na ocasião, foi assinado o Decreto de Emergência Coletivo, medida que beneficiou diretamente 93 municípios, até aquela data.
Em sua primeira agenda como governador do RS em exercício (de 11 a 13 de janeiro), ao meio-dia da quarta-feira (11), Villaverde participou de reunião da Sala de Situação, no Palácio Piratini, monitorando os estragos nas lavouras e nas criações.
Durante a quinta-feira (12), ainda na condição de governador, o presidente do Parlamento gaúcho esteve em permanente contato com Brasília, conversando com ministros e com os secretários estaduais que estavam presentes na capital federal, a respeito das medidas de apoio e liberação de recursos aos produtores castigados pela seca que assola o RS nos últimos meses.
E no último sábado (14), Villaverde acompanhou o governador Tarso Genro ao município de Joia, onde houve o anúncio de novas medidas emergenciais dos governos estadual e federal para o combate aos efeitos da estiagem no Estado. Os deputados estaduais Edegar Pretto (PT), Gerson Burmann (PDT) e Gilberto Capoani (PMDB) integraram a comitiva que contou, ainda, com a presença dos ministros da Agricultura, Mendes Ribeiro, da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence.
Fonte: AL/RS
