Últimas Notícias

MPF/RS debate solução de conflitos com indígenas



O Ministério Público Federal em Erechim participou de reuniões com indígenas das reservas de Ligeiro e Votouro para mediar soluções para conflitos que vinham ocorrendo entre seus habitantes.

Na quarta-feira, dia 11, a procuradora da República Andréia Rigoni Agostini se reuniu em Passo Fundo com representantes dos índios que habitam a Terra Indígena Ligeiro, no município de Charrua (norte do RS), em conjunto com o coordenador regional da Funai (Fundação Nacional do Índio), o prefeito de Charrua e integrantes da Polícia Federal e da Brigada Militar.

O encontro serviu para que todos encontrassem uma solução para o conflito que aconteceu na reserva em 17 de dezembro passado, quando grupos rivais brigaram ? casas foram incendiadas, carros depredados e houve disparo de armas de fogo ? em função de discordâncias relativas à gestão do cacique Vilácio Candinho.

Como consequência do conflito, cerca de 200 índios acabaram expulsos da Terra Indígena.

A reunião mediada pelo MPF conseguiu alcançar um entendimento entre as partes beligerantes: o grupo liderado pelo Cacique da Reserva aceitou dois membros do grupo opositor para participar da liderança, sendo um para a vice-presidência do Conselho da Liderança da Reserva e outro para atuar como vice-cacique.

Os indígenas que se encontravam fora da reserva puderam retornar à área, o que aconteceu na quinta-feira (12/01), sob o acompanhamento da Funai.

Votouro ? Na quinta-feira, dia 12, a procuradora da República Andréia Rigoni mediou outra reunião, desta vez com indígenas da reserva de Votouro, do município de Benjamin Constant do Sul, e servidores da Funai.

O encontro serviu para que fossem debatidas as razões pelas quais a liderança da reserva puniu, em dezembro passado, a professora contratada pelo Estado do Rio Grande do Sul Nilce Cardoso com encarceramento e posterior expulsão da Terra Indígena. No entendimento do MPF, a punição imposta à professora foi exagerada.

Ao término da reunião, a liderança da reserva se pronunciou no sentido de que irá rediscutir o caso com seu conselho e apresentar uma resposta na próxima quinta-feira, dia 19.

Fonte: MPF/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. MPF/RS debate solução de conflitos com indígenas. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/ultimas-noticias/mpf-rs-debate-solucao-de-conflitos-com-indigenas/ Acesso em: 03 set. 2026