O deputado Edegar Pretto (PT) participará nesta segunda-feira (09), em Boa Vista das Missões, do ato de assinatura do Decreto de Emergência Coletivo sugerido pela Casa Civil da União. A assinatura do decreto será feita pelo governador em exercício, Beto Grill, e reunirá representantes de mais de 100 municípios das regiões Celeiro, Zona da Produção, Planalto e Médio Alto Uruguai.
A medida poderá apressar a liberação de verbas federais para o atendimento aos municípios que sofrem com a seca no Rio Grande do Sul. O Governo do Estado também anunciará medidas emergenciais para minimizar os prejuízos com as lavouras causados pela falta de chuva que mais uma vez castiga a região Sul do país. No primeiro momento, o Decreto de Emergência Coletivo irá incluir os municípios que declararam Estado de Emergência. Posteriormente, poderão ser incluídas outras cidades.
A estiagem no RS comprometeu a produção, principalmente a cultura de milho. Em muitas propriedades, o de milho serve agora apenas de alimento para os animais.
Fonte: AL/RS
