Câmbio desfavorável, alta carga tributária e excesso de burocracias seguem penalizando o setor, diz o parlamentar progressista, que fará um apelo à presidente Dilma Rosseff pela adoção de medidas efetivas de combate à crise no setor
O líder da bancada do PP, deputado João Fischer, lamentou profundamente o anúncio feito nesta segunda-feira (09) pela empresa calçadista Doublexx, de que encerrará suas atividades na sede de Estância Velha e nas suas três filiais, em Boa Vista do Buricá, Humaitá e Horizontina – medida que resultará na demissão de, pelo menos, 649 trabalhadores.
Para o parlamentar, a decisão da empresa é devastadora para o setor coureiro-calçadista gaúcho, e simboliza mais uma vez os erros na condução da política econômica brasileira, especialmente as relativas ao setor exportador. “Infelizmente, trata-se da crônica de uma morte anunciada. A desvalorização cambial segue castigando os exportadores gaúchos, somada a uma carga tributária recorde e burocracia excessiva. O Brasil se especializou em adotar políticas punitivas a quem produz, gera riqueza e empregos nesse país, como o setor coureiro-calçadista, que, por ser exportador, depende de uma condição cambial e tributária favorável”, queixou-se o deputado, que há cinco mandatos vem pautando seu trabalho pela defesa sistemática de políticas de incentivo ao setor.
Fixinha adiantou que levará o assunto diretamente à presidente Dilma Roussef durante a realização da 39ª Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro (Couromoda), que se inicia no próximo dia 16 de janeiro, em São Paulo. “Vamos tentar sensibilizar o Governo Federal, com a ajuda política do Governo do Estado, a adotar medidas emergenciais para estancar essa crise e impedir que quem trabalha e produz neste país seja sempre penalizado”, disse o parlamentar.
Fonte: AL/RS
