Últimas Notícias

Ajufe participa das comemorações do Dia Internacional contra a Corrupção


nacional_corrupcao3

O presidente da Ajufer, Roberto Veloso, representando a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), participou, nesta sexta-feira, 09, da solenidade em comemoração ao Dia Internacional contra a Corrupção. Na ocasião, o Juiz Federal Odilon de Oliveira, pelo trabalho desenvolvido no combate à corrupção, foi homenageado com o “Prêmio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime – UNODC”, que recebeu das mãos do diretor Bo Mathiasen.

Gabriel Wedy, presidente da Ajufe, disse que apóia integralmente a campanha e que a entidade está totalmente engajada no Combate à Corrupção no país. “Temos lutado no Congresso Nacional em projetos de lei que visam combatê-la que possibilitem colocar os corruptos na cadeia e ressarcir os cofres públicos. Participamos, com entusiasmo, do movimento nacional Chega de Corrupção. Hoje é um dia de grande importância, causa indignação os dados divulgados pela imprensa que 40 bilhões de reais escoaram nos últimos tempos para o bolso dos corruptos, esse dinheiro é do povo brasileiro e poderia ser utilizado para a construção de escolas e hospitais para a população e até mesmo para a melhoria de nossa justiça”.


nacional_corrupcao2

O Juiz Federal Odilon de Oliveira defendeu a necessidade de duas ordens jurídicas: uma, que já existe, para o julgamento dos crimes comuns. A outra para combater crimes de efeitos difusos, que atingem toda a sociedade como narcotráfico, corrupção, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Ele disse que essa homenagem é um reconhecimento internacional pelo trabalho realizado e que isso reforça a certeza de que o desejo da sociedade é que a criminalidade organizada, principalmente o narcotráfico, seja combatida com extremo rigor.

“A ONU está dizendo que, não somente a Justiça brasileira, mas de todo o mundo tem que agir com extremo rigor no combate ao crime organizado de forma geral, mas principalmente no combate ao narcotráfico e no combate à corrupção. Esse é um incentivo para que todos os juízes, cada vez mais, lutem contra a corrupção e contra o tráfico, que são duas coisas que estão afetando profundamente as nações, principalmente as camadas sociais mais carentes”.


nacional_corrupcao

O presidente da Ajufer, Roberto Veloso, ressaltou que os juízes federais brasileiros são os que mais combatem a corrupção. “Prova disso é que, no dia de hoje, o Dr. Odilon está recebendo um prêmio em reconhecimento por sua atividade no combate à corrupção, ao tráfico internacional de entorpecentes, ao tráfico internacional de armas e, principalmente, no combate à criminalidade organizada. É uma honra, uma grande satisfação, estar aqui prestigiando esse evento”. Diversas autoridades e parlamentares participaram do evento, que contou com a presença do ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, do diretor do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes (UNODC), Bo Mathiasen; do procurador-geral da República, Roberto Gurgel; do presidente do Tribunal de Contas da União, Benjamim Ziller; da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; do Advogado-Geral da União, Luis Inácio Adams; e do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra.

Durante o evento, promovido pela Controladoria-Geral da União, o UNODC e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançaram a campanha global “Faça sua Parte contra a Corrupção”, que tem como objetivo fazer com que todo cidadão se sinta responsável por combater a corrupção, tanto nos pequenos episódios do seu dia a dia, quanto acompanhando e denunciando atos de corrupção.

Desde 2008, o UNODC premia indivíduos, instituições e iniciativas que tenham contribuído significativamente no combate e na prevenção à corrupção. A premiação reforça a ideia de que a mobilização contra a corrupção deve vir de todos os setores da sociedade, desde a alta administração federal até o cidadão comum.

Juiz Federal desde 1987, Odilon de Oliveira sempre trabalhou na região de fronteira como magistrado federal, na área criminal. Conhecido por atuar no combate ao crime organizado na região de fronteira com o Paraguai, na cidade de Ponta Porá, Mato Grosso do Sul, o juiz federal Odilon de Oliveira foi responsável pela prisão de mais de cem líderes do tráfico de drogas no país. Como consequência de sua luta contra o crime organizado, foi diversas vezes ameaçado de morte. As ameaças o levaram a viver sob escolta policial, afastou-se da família e chegou a praticamente perder a liberdade de ir e vir.

Assessoria de Imprensa da AJUFE | Zinda Perrú

Fonte: AJUFE

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Ajufe participa das comemorações do Dia Internacional contra a Corrupção. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/ultimas-noticias/ajufe-participa-das-comemoracoes-do-dia-internacional-contra-a-corrupcao/ Acesso em: 20 fev. 2026