Considerado uma das maiores autoridades mundiais em desenvolvimento sustentável, Michael Braungart participa hoje do XIX Congresso Nacional do Ministério Público. Químico alemão falará sobre logística reversa e alternativa berço a berço.
Como atingir o desenvolvimento, essencial ao crescimento de qualquer país, sem agredir o meio ambiente? A questão será discutida hoje (25), a partir das 14h, pelo químico alemão Michael Braungart, durante o XIX Congresso Nacional do Ministério Público. O evento é realizado pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) e pela Associação do Ministério Público do Pará (Ampep), em Belém (PA), até o próximo sábado (26). Considerado uma das maiores autoridades mundiais em sustentabilidade e reutilização de resíduos, Braungart falará sobre discutirá sobre a logística reversa e alternativa berço a berço.
O alemão é autor do livro Cradle to Cradle, referência nos estudos e no desenvolvimento de técnicas de reaproveitamento de resíduos. “Todas as coisas fabricadas devem ser projetadas desde o início com a intenção de que elas acabarão por ser reciclados, ou voltarão para o solo, sem causar danos, ou serão aplicadas em algum outro produto. Os resíduos são alimentos. Não necessariamente o tipo que você come, mas o tipo que alimenta alguma coisa útil”, explica o químico, na obra.
Entre os projetos desenvolvidos por Braungart estão um carro cujas peças podem ser 100% reutilizadas para fabricação de outros veículos e embalagens de produtos que podem ser descartadas diretamente no meio ambiente. Braungart também foi contratado pelo governo da China para desenvolver o projeto de uma cidade inteiramente sustentável.
CONAMP
Assessoria de Comunicação
61. 3314-1356 / 61. 8135-0944
Fonte: CONAMP
