Últimas Notícias

As advogadas Marcia Maria de Araújo Abreu e Ângela Maria Perciano Ribeiro recebem a Comenda Rafaela Damazio

26 | 10 | 2011

As advogadas Marcia Maria de Araújo Abreu e Ângela Maria Perciano Ribeiro recebem a Comenda Rafaela Damazio

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Espírito Santo (OAB-ES) e a Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica do Espírito Santo (ABMCJ-ES) entregaram a Comenda Rafaela Damazio de Jesus às advogadas Marcia Maria de Araújo Abreu e Ângela Maria Perciano Ribeiro, na tarde desta quarta-feira (26), em cerimônia realizada no auditório da Seccional.

A Comenda Rafaela Damazio é concedida às advogadas que se destacam por suas atuações em defesa dos direitos da mulher, especialmente as de carreira jurídica, e também em defesa dos direitos e prerrogativas de toda a advocacia capixaba.

A solenidade foi presidida pelo presidente da OAB-ES, Homero Junger Mafra, que fez questão de relembrar a personalidade combativa da advogada Rafaela Damazio, falecida em 2008. “Ela era acima de tudo uma brava combatente da advocacia. Uma advogada que se impunha, que se fazia respeitar. Rafaela foi, e eu a conheci, uma advogada inteira, plena. Nenhum juiz nunca, em tempo algum, passou por cima de uma única prerrogativa de Rafaela. Ela fazia valer o Estatuto da Advocacia, ainda na Lei 4.215”, afirmou.

A Comenda Rafaela Damasio foi instituída em 2009. Natural de Minas Gerais, mas capixaba de coração, Rafaela Damazio foi uma das primeiras mulheres da advocacia capixaba. Na OAB-ES, foi presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), de novembro de 1999 a dezembro de 2006. Ela também foi uma das fundadoras ABMCJ-ES, tendo sido a primeira presidente da associação.

A secretária adjunta da OAB-ES e presidente da Comissão da Mulher Advogada, Flávia Brandão Maia Perez, fez questão de destacar o importante momento da mulher na sociedade. “Em um momento de valorização da mulher me sinto muito honrada em presidir a Comissão da Mulher Advogada. Ela também enfatizou a importância da da Comenda Rafaela Damazio para a advocacia capixaba. “É uma honra pra mim e também para a ABMCJ-ES estar fincando com raízes fortes a Comenda Rafaela Damazio. Essa homenagem há de continuar daqui pra gente todos os anos”, disse.

A presidente da ABMCJ-ES, Maria da Penha Santos Farias, parabenizou as duas advogadas homenageadas. “A ABMCJ-ES muito se orgulha de possuir em seu quadro de associadas personalidades do direito do quilate de vossas senhorias, parabéns”, afirmou.

Emocionada, a advogada Ângela Maria Perciano Ribeiro falou sobre a representatividade da homenagem em sua vida. “É uma oportunidade ímpar para mim, embora eu tenha representado nosso Estado e nosso país em Paris, na França. Tenha recebido várias homenagens, dentre elas o troféu Pedro Aleixo, o troféu Cecília Meirelles, o troféu Carlos Drummond Andrade e o troféu Sobral Pinto. Hoje eu estou aqui recebendo a Comenda Rafaela Damazio, sendo agraciada com tão honrosa homenagem.”

Márcia Maria de Araújo Abreu agradeceu a homenagem e disse da importância da advocacia para a sua vida. “Sou na verdade uma operária do direito. A minha felicidade está em defender o direito das pessoas, sobretudo daquelas mais carentes, daquelas mais desprotegidas. Minha felicidade está em conseguir obter o resgate da personalidade, do respeito dessas pessoas. A advocacia honra a pessoa, o trabalho, sobretudo, a luta que o advogado enfrenta. São muitas as dificuldades. O advogado enfrenta poderosos, a nossa vitória está em superar tudo isso e dizer: venci”.

O viúvo de Rafaela Damazio esteve presente na cerimônia. Renato de Jesus recebeu flores da secretária adjunta da OAB-ES, Flávia Brandão, e da presidente da ABMCJ-ES, Maria da Penha Santos Farias. Comovido, ele agradeceu: “Eu só posso dizer muito obrigado pelo respeito e carinho de todos com a Rafaela.”

Em 2012, a Comenda Rafaela Damazio será entregue durante as festividades da Semana do Advogado.

Conheça um pouco mais das homenageadas:

Ângela Maria Perciano Ribeiro – formada pela Faculdade de Direito de Colatina, exerceu a função de assessora do egrégio Tribunal de Justiça do Espírito Santo e foi escrevente juramentada e escrivã judiciária. Por sua atuação marcante em defesa da mulher, recebeu, entre outros troféus e homenagens, o troféu Pedro Aleixo “Personalidades Notáveis” de 2009.

Atualmente é membro integrante da Comissão Executiva da ABMCJ-ES, entidade que representa no Conselho Estadual da Defesa dos Direitos da Mulher. É membro titular da Câmara Técnica Estadual de Gestão e Monitoramento das Ações do Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Ângela Maria Perciano Ribeiro integra, também, a Comissão da Mulher Advogada da OAB-ES.

Márcia Maria de Araújo Abreu – Formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em 1957, Márcia Maria De Araújo Abreu é inscrita na OAB-ES desde 1963. Ao longo de sua jornada como advogada, ocupou a chefia do departamento jurídico da antiga Telest. Também foi juíza eleitoral no TRE-ES, de 1985 a 1988. Na Ordem Dos Advogados Do Brasil – Seção do Espírito Santo (OAB-ES), Márcia Maria de Araújo Abreu integrou o Conselho Seccional no período de 1981 a 1999. Entre 1985 e 1991, foi tesoureira da Seciconal, cargo que voltou a ocupar de 2007 a 2009. De 1990 a 1995, foi membro do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente. Atuou, ainda, como membro do Conselho Federal dos Direitos da Mulher do Ministério da Justiça, entre 1993 e 1996. No Sindicato dos Advogados do Espírito Santo, exerceu os cargos de diretora e de diretora tesoureira.

Confira as fotos da solenidade.

 

Fonte: OAB

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. As advogadas Marcia Maria de Araújo Abreu e Ângela Maria Perciano Ribeiro recebem a Comenda Rafaela Damazio. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2011. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/ultimas-noticias/as-advogadas-marcia-maria-de-araujo-abreu-e-angela-maria-perciano-ribeiro-recebem-a-comenda-rafaela-damazio/ Acesso em: 06 jul. 2025