Câmara

Seminário discute Direitos Humanos e Capitalismo Cognitivo

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias realiza hoje o seminário Direitos Humanos e o Capitalismo Cognitivo. Foram convidados os professores Giuseppe Cocco, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; e Sadi Dal Rosso, da Universidade de Brasília.

O evento faz parte de uma série de quatro debates sobre Direitos Humanos na Sociedade Informacional, propostos pela presidente da comissão, deputada Manuela d’Ávila (PCdoB-RS). Ela cita o filósofo Toni Negri, que prevê o advento de uma revolução das informações, com profundos efeitos na vida econômica, social e cultural em todo o mundo.

“Parece-nos necessária a reflexão, por todos os defensores de direitos humanos, sobre a emergência das relações de trabalho decorrentes das inovações, bem como suas implicações em outros aspectos dos direitos individuais e coletivos”, diz a deputada.

“Se, de um lado, é possível antever uma democratização do acesso à informação e ao conhecimento, por outro, a coleta e concentração de informações pelas corporações que controlam a criação e a operação cibernéticas permite grau de influência inédito sobre a vida das pessoas, sem que haja uma consciência geral a esse respeito, e nem mesmo uma regulação dessas atividades”, acrescenta.

A reunião será realizada às 9 horas, no Plenário 13.

Fonte: Portal C?¢mara dos Deputados

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Seminário discute Direitos Humanos e Capitalismo Cognitivo. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2011. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/camara/seminario-discute-direitos-humanos-e-capitalismo-cognitivo-2/ Acesso em: 25 fev. 2026