Senado

Sarney e chanceler cubano lembram reatamento de relações diplomáticas entre Brasil e Cuba

[Foto]

O 25º aniversário do reatamento das relações diplomáticas entre Brasil e Cuba foi lembrado nesta quinta-feira (29) em visita do ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez Parrilla, ao presidente do Senado, José Sarney. O chanceler, que antes de vir ao Senado se encontrou com a presidente Dilma Rousseff, explicou que a visita tem como objetivo reforçar o desejo de intensificar as parcerias existentes e incrementar o comércio bilateral.

De acordo com o Itamaraty, o comércio entre Cuba e o Brasil tem aumentado significativamente nos últimos anos. Em 2010, as negociações entre os dois países atingiram US$ 488,2 milhões. Em 2011, o intercâmbio bilateral somou US$ 413 milhões até o mês de agosto. Os principais produtos exportados pelo Brasil para Cuba são óleo de soja, cereais e carnes.

Um dos acordos mais importantes em vigor é o da construção do Porto de Mariel, que será o maior de Cuba, e deve ser concluída em dezembro de 2013.

Parrilla também destacou as características culturais comuns entre os dois países e elogiou o crescimento da importância do Brasil no cenário mundial. Ao que Sarney respondeu:

– O presidente Lula deu um novo patamar ao Brasil – disse Sarney.

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Sarney e chanceler cubano lembram reatamento de relações diplomáticas entre Brasil e Cuba. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2011. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/sarney-e-chanceler-cubano-lembram-reatamento-de-relacoes-diplomaticas-entre-brasil-e-cuba/ Acesso em: 12 mar. 2026