TSE

Ministro Teori Zavascki participa de sua primeira sessão como membro do TSE

22 de setembro de 2011 – 19h40

Ministro Teori Zavascki em sessão do TSE. Brasilia-DF 22/09/2011. Foto: Carlos Humberto./ASICS/TSE

O ministro Teori Zavascki participa nesta quinta-feira (22) de seu primeiro julgamento como membro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele tomou posse como ministro substituto em uma das duas cadeiras destinadas ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) no dia 7 de junho deste ano. Na sessão desta quinta-feira, substitui o ministro Gilson Dipp.

Nascido no município catarinense de Faxinal dos Guedes, Teori Albino Zavascki bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1972. Concluiu seu mestrado e doutorado em Direito Processual Civil pela mesma universidade.

Ministro do Superior Tribunal de Justiça desde 8 de maio de 2003, é oriundo do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (com jurisdição nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), corte da qual foi presidente de 2001 a 2003.

Zavascki já atuou na Justiça Eleitoral como juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), em vaga reservada a membro do TRF, de agosto de 1991 a agosto de 1995.

No magistério, exerce a função de professor na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB) desde julho de 2005.

CM

Leia mais:

07/06/2011 – TSE empossa Teori Zavascki como ministro substituto da Corte

Fonte: TSE

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Ministro Teori Zavascki participa de sua primeira sessão como membro do TSE. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2011. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/tse/ministro-teori-zavascki-participa-de-sua-primeira-sessao-como-membro-do-tse/ Acesso em: 28 jun. 2026