O Youtube tem representado uma das mais importantes ferramentas para a divulgação de informações institucionais à sociedade civil. O Tribunal Superior do Trabalho (TST) vem exibindo, desde janeiro deste ano, notícias sobre os seus julgamentos, entrevistas com especialistas da área do Direito do Trabalho e realizando debates. Os programas tem servido de fonte de compreensão de temas jurídicos para estudantes e trabalhadores. O resultado é uma audiência que se solidifica e cresce a cada semana no canal do TST no youtube.
O número de acessos aos vídeos já ultrapassou a barreira dos 160 mil. Entre as produções mais acessadas estão o filme produzido para a abertura do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho do TST e uma matéria especial ensinando o trabalhador a calcular o adicional de insalubridade.
Mas, curiosamente, uma matéria especial atrai os olhares de nossos visitantes: ?Você sabia que, oficialmente, carnaval não é feriado??, veiculada em maio deste ano, é a campeã em audiência. Ou seja, uma matéria não institucional, e que demonstra que o funcionamento das redes sociais já é uma realidade para diminuir a distância entre o Poder Judiciário e os cidadãos.
REDES SOCIAIS
Curtir, compartilhar, retuitar. Palavras que começam a fazer parte do cotidiano das repartições públicas, com o uso das chamadas redes sociais ??twitter?, ?facebook?, ?youtube?, e mostram que essas ferramentas de comunicação vem servindo como instrumentos de divulgação e podem funcionar como um controle de qualidade de serviços e transparência dos órgãos que as utilizam.
Nesse sentido, o TST conta com 4,8 mil ?fiscais? de suas decisões e atividades, números obtidos ao longo de quase quatro meses de atividade ? a página foi inaugurada no dia 3 de maio, em meio às comemorações dos 70 anos da implantação da Justiça do Trabalho. Nessa data, o TST aderiu ao mais abrangente grupo social da internet.
Outra rede social à qual o Tribunal Superior do Trabalho aderiu foi o twitter. Nesse caso, o número de seguidores da página do TST (@TST_Oficial) é de 18.282. A conta destina-se àquele usuário que necessita manter-se informado a cada instante sobre o que foi notícia no TST. Já foram postados nada menos que 3.730 tweets.
Mas alguns critérios são necessários para que esse tipo de comunicação seja bem sucedido, como interatividade, colaboração e mobilidade. O usuário pode interagir com a instituição, dar sua opinião, colaborar com informações e acessar por qualquer meio – celular, tablet ou notebook – as informações que deseja. O segredo é dar condições de acesso as notícias no portal da instituição, direcioná-lo pelos links, por meio de diferentes plataformas como áudio e vídeo.
(Ricardo Reis)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte
Secretaria de Comunicação Social
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4800
Fonte: TST
