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Rotina: Positivo ou negativo?

Quando falamos em
rotina, alguns logo afirmam: Precisamos de rotinas para organizar o nosso
negócio. As rotinas padronizam e levam o negócio para o sucesso. Outros
afirmam: As rotinas emburrecem, as rotinas levam o negócio apenas aonde ele já
foi ou está. Precisamos de inovação, abaixo as rotinas!

Quem está certo?

Ambos estão certos, ao
meu ver. Como assim?

Vamos analisar os dois
pontos:

Rotina como algo
positivo

Toda organização de um
negócio inicia pelas rotinas. São as rotinas que padronizam, organizam, dão a
primeira tônica do negócio.

O primeiro passo para
organizar o seu escritório é definir as rotinas. Estabeleça quais são as
rotinas do seu negócio: Quando o cliente chega, como ele é atendido? Quando ele
é atendido como fica a informação deste atendimento? Depois de atendido, como o
negócio processa o restante da informação (ação judicial no caso de um
escritório jurídico)?

Perguntas… A resposta
destas são justamente as rotinas (parte delas) do seu negócio.

Estabelecer estas
rotinas pode auxiliar a evolução do negócio de uma maneira ímpar.

Como assim?

Para termos a evolução
ou mesmo inovação, devemos saber aonde estamos em primeiro lugar. Como saber
aonde estamos se sequer conhecemos nossas atuais rotinas?

Da mesma forma que estas
rotinas são essenciais para a evolução do negócio, elas podem ser o principal
problema para ele findar. Veja como:

Rotina como algo
negativo

A rotina é um problema
justamente quando ela se torna intrínseca ao ser humano.

O ser humano tem a tendência
de buscar o sucesso e quando chega nele ou próximo dele, se acomoda.

O mesmo acontece com as
rotinas.

Ter uma rotina é cômodo.
Ter rotina dá segurança. Ter rotina traduz em saber o passo a passo.

E o que há de errado
nisto?

Se você quer ficar sempre
na mesma situação atual, nada. Agora, se o crescimento do seu negócio é
importante, a rotina é perigoso, pois inibe a criatividade e principalmente
deixa todos com aquela sensação de “vamos fazer como está, afinal sempre
foi assim”. O fato de sempre ter sido assim, não quer dizer que precise
ser assim. Não quer dizer que não deve mudar.

A crítica a rotina é
fundamental/essencial/imperioso para existir gestão.

Quer gerir o seu
negócio?

Critique rotinas
internas (procedimentos) e externas (relacionamento com cliente). Estabeleça
novas regras e faça as mesmas com controle e organização.

Enfim,

Rotina: Positivo ou
negativo?

Positivo, se for padronizar e
organizar o dia a dia de todos. Negativo, se as mesmas funcionam há
muito tempo sem qualquer tipo de crítica ou pensamento diferente.

Permita-se ser diferente
e fazer o seu negócio ter sucesso. Lembre-se que caminhando por onde os outros
caminharam chegará somente aonde os outros chegaram.

Ou seja, abaixo a zona
de conforto e viva a gestão através da crítica de rotinas!

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Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
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Como citar e referenciar este artigo:
ROCHA, Gustavo. Rotina: Positivo ou negativo?. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2011. Disponível em: https://investidura.com.br/colunas/gestao-tecnologia-e-qualidade-para-o-direito/rotina-positivo-ou-negativo/ Acesso em: 02 dez. 2025