Gestão, Tecnologia e Qualidade para o Direito

Profissional operacional ou estratégico?


Não encontre defeitos, encontre soluções.
Qualquer um sabe se queixar. Resolver é mais difícil. – Henry Ford

Esta frase resume o pensamento de muitos
empresarios, empreendedores, advogados, contadores, médicos, vendedores, donos
de empresas, etc.

Encontramos no mercado muitos
profissionais. Alguns dizem que o mercado está “saturado”. Para
outros faltam oportunidades.

Discordo veemente.

O mercado está saturado de profissionais
que sequer sabem como reagir diante da frase de Henry Ford. E, procura com
muitas vagas em aberto, profissionais que saibam como seguir o ensinamento da
mesma frase.

Como assim?

Muitos profissionais se definem como
pró-ativos, como determinados, como formadores de opinião. Muitos tem o ego
maior que suas reais capacidades.

Outros, por sua vez, ao invés de buscarem
sua capacidade e foco no negócio, ficam focados apenas em ganhar dinheiro.

Dois pontos de vista totalmente
equivocados.

Para ser pró-ativo, o caminho começa
dentro de si mesmo. Para ser um formador de opinião, primeiro deve-se ter uma
opinião, respeitar a opinião alheia, ponderar o certo e errado e admitir que
nem sempre o caminho que escolhemos pode ser o caminho correto.

A introspecção e autoconhecimento são
elementos fortes e básicos para quem quer se posicionar no mercado de trabalho.

O mesmo vale para ganhar dinheiro,
assunto que domina o debate de muitos profissionais:

“É porque o fulano ganhou 3 milhões
e eu ganhei cem mil no ultimo ano” “eu faço todo trabalho e ganho um
salário de R$ 2000,00 enquanto o chefe não faz nada e ganha no mínimo R$
20.000,00 no mês” e por aí vai…

Dinheiro é consequencia e não objetivo.

Se o dono do negócio ganha muito mais que
você, sinal de que você terá que trabalhar, desenvolver a sua estória de vida,
trilhar o seu caminho para ganhar tanto quanto ele ganha. Outra forma, já
aprendendo a usar a frase de Henry Ford, é ser um profissional estratégico e
não um profissional operacional.

Como assim?

Se você pensa que ficar fazendo petições
atrás de uma mesa é ser estratégico, você está enganado.

Ser estratégico é pensar no negócio como
um todo, buscando soluções de redução de despesas, melhorias de fluxos
internos, administração de conflitos (soluções e não queixas) e por aí vai.

Se você é estratégico e seu chefe não
reconhece você, troque de empresa!

O mercado está sedento de pessoas que
tragam soluções e não problemas!!!

Contudo, antes de tomar qualquer atitude
neste sentido, reflita:

Conheço meus potenciais reais?

Sei meus limites de tensão e controle
emocional?

Estou preparado para trabalhar pensando
em conquistas de futuro (tempo) e não imediatismo?

Com estas perguntas iniciais e muita
reflexão/pensar você poderá estar preparado para ser estratégico e não
operacional.

Pense e aja nisto!

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Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
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Como citar e referenciar este artigo:
ROCHA, Gustavo. Profissional operacional ou estratégico?. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2011. Disponível em: https://investidura.com.br/colunas/gestao-tecnologia-e-qualidade-para-o-direito/profissional-operacional-ou-estrategico/ Acesso em: 02 dez. 2025