Gestão, Tecnologia e Qualidade para o Direito

Fofoca, boato, rádio corredor ou verdade?

 

 

 

“Quem faz intrigas sobre a vida alheia quer ter algo de sua autoria, uma obra que se alastre e cresça, que se torne pública e que seja muito comentada. Algo que lhe dê continuidade. É por isso que fofocar é uma tentação. Porque nos dá, por poucos minutos, a sensação de ser portador de uma informação valiosa que está sendo gentilmente dividida com os outros.“Quem faz intrigas sobre a vida alheia quer ter algo de sua autoria, uma obra que se alastre e cresça, que se torne pública e que seja muito comentada. Algo que lhe dê continuidade. É por isso que fofocar é uma tentação. Porque nos dá, por poucos minutos, a sensação de ser portador de uma informação valiosa que está sendo gentilmente dividida com os outros. Na verdade, está-se exercitando uma pequena maldade, não prevista no Código Penal. Fofocas podem provocar lesões emocionais. Por mais inocente ou absurda, sempre deixa um rastro de desconfiança.Onde há fumaça há fogo, acreditam todos, o que transforma toda fofoca numa verdade em potencial. Não há fofoca que compense. Se for mesmo verdade, é uma bala perdida. Se for mentira, é um tiro pelas costas.”

Martha Medeiros

 

Quem nunca ouviu uma fofoca? Ou como dizem alguns a notícia circulou via rádio corredor…

 

Nas empresas é algo aterrorizador. Uma fofoca pode destruir um belo – e difícil – trabalho de equipe.

 

Muitas vezes as fofocas existem porque a direção/liderança não administrou bem a situação.

 

Um exemplo prático e comum: A demissão de um determinado funcionário. O fato de demitir é um exercício do livre arbítrio da empresa, contudo, assim que o funcionário saiu começam os boatos. “Ele saiu porque dormiu com a fulana” “Ele saiu porque brigou com o fulano” e por aí vai. Enquanto a direção da empresa fica calada, os boatos aumentam.

 

A abordagem da empresa deve ser uma: Se posicionar.

 

A empresa que se posiciona afirma aos demais funcionários que ele foi demitido pelo motivo A, B ou C. Se alguém da empresa quiser comentar outros motivos que não os elencados pela empresa, problema deles. A empresa deu o seu motivo.

 

O mais importante é termos uma versão oficial. Isto inibe comentários e auxilia a liderança a se posicionar também. Se alguém faz outro comentário que não o oficial, a liderança pode cobrar e reafirmar a posição oficial.

 

Inclusive sobre demissões, leia mais aqui.

 

Não aceite que fofocas, boatos maculem a sua empresa.

 

Posicione-se como empresa e extermine o problema pela raiz.

 

Fugir do problema não faz ele ser solucionado. Seja o verbo de ação da sua empresa.

 

Pense nisto!

 

 

* Gustavo Rocha, diretor da Consultoria GestaoAdvBr

 

Como citar e referenciar este artigo:
ROCHA, Gustavo. Fofoca, boato, rádio corredor ou verdade?. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2010. Disponível em: https://investidura.com.br/colunas/gestao-tecnologia-e-qualidade-para-o-direito/fofoca-boato-radio-corredor-ou-verdade/ Acesso em: 02 dez. 2025