O Pequeno Príncipe?Antoine de Saint-Exupéry
(…) “E foi então que apareceu a raposa:
– Bom dia – disse a raposa.
– Bom dia – respondeu polidamente o principezinho que se voltou mas não viu nada. ?– Eu estou aqui – disse a voz, debaixo da macieira… ?– Quem és tu? – perguntou o principezinho.
– Tu és bem bonita. ?– Sou uma raposa – disse a raposa.
– Vem brincar comigo – propôs o princípe
– estou tão triste… ?– Eu não posso brincar contigo – disse a raposa. – Não me cativaram ainda. ?– Ah! Desculpa – disse o principezinho. ?Após uma reflexão, acrescentou: ?– O que quer dizer “cativar”??– Tu não és daqui – disse a raposa. – Que procuras? ?– Procuro amigos – disse. – Que quer dizer cativar?
– É uma coisa muito esquecida – disse a raposa. – Significa “criar laços”… ?– Criar laços?
– Exatamente. Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás pra mim o único no mundo. E eu serei para ti a única no mundo… ?Mas a raposa voltou a sua idéia: ?– Minha vida é monótona. E por isso eu me aborreço um pouco. Mas se tu me cativas, minha vida será
Você já pensou ao invés de atender o cliente, cativar o cliente?
Qual a diferença?
Ao atender, somos solícitos, buscamos soluções, queremos o melhor ao cliente.
Ao cativar, fizemos tudo isto e nos preocupamos com a expectativa do cliente.
Ao cativar, nos preocupamos com a utilidade do nosso serviço ou produto ao cliente.
Ao cativar, não apenas queremos o melhor, mais rápido e eficiente. Queremos que o cliente saiba que estamos ao lado dele.
Não podemos misturar o cativar o cliente, com a vontade do cliente, bem
Devemos buscar nas pessoas que atendemos aquilo que elas desejam, que com o nosso conhecimento, talento e vontade, se transformarão em resultados práticos.
Cito
Você tem uma escolha: Atende o cliente e ignora a via administrativa e ingressa com a demanda. Ou cativa o cliente, demonstrando a ele que o que ele necessita pode ser obtido da maneira administrativa, que você irá acompanhá-lo nesta solução e fornecerá todos os elementos para que o resultado seja rápido.
Qual a diferença?
No atender, cobro o preço normal e segue o rumo, exatamente
No cativar, além de demonstrar que o meu conhecimento é maior (sei de ambas as formas, administrativa e judicial), informo a ele a maneira mais rápida e prática e dou os elementos para o resultado, ou seja, ele entrou com um problema e saiu com uma solução.
Não é exatamente isto que queremos ao procurar um profissional?
Cative seus clientes, amigos e pessoas.
Demonstre a eles que a melhor forma de crescer no mercado é um com os outros e não sozinho.
Cativar é envolver a todos no mesmo sonho. Pense assim e a sucesso também será companheiro dos teus dias.
* Gustavo Rocha, diretor da Consultoria GestaoAdvBr
