Conselho Nacional de Justiça

CNJ assina acordo com a Capes para financiamento de pesquisas

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai financiar, no decorrer dos próximos quatro anos, bolsas de pós-graduação em áreas de interesse do Judiciário. Os cursos serão ministrados por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com quem o CNJ assinou, nesta terça-feira (26/01), termo de cooperação para o aperfeiçoamento de pessoal de nível superior.

O acordo faz parte do Programa CNJ Acadêmico, coordenado pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho. A cooperação técnica com a Capes – ligada ao Ministério da Educação (MEC) – vai até 2013, com possibilidade de prorrogação, e contará com recursos do CNJ no valor de R$ 1,8 milhão por ano. As bolsas serão integrais e destinadas a grupos de pesquisa acadêmica de instituições de ensino superior com programas de pós-graduação aprovados pela Capes.

Durante a assinatura do acordo, o presidente do CNJ, ministro Gilmar Mendes, destacou a diversidade jurídico-institucional dos cerca de 70 milhões de processos que tramitaram na Justiça só em 2008. Segundo o ministro, as pesquisas acadêmicas poderão revelar essa “realidade complexa” e subsidiar as medidas de reorientação do trabalho do Conselho e do Poder Judiciário. “Já avançamos muito no autoconhecimento; mas, é preciso avançar ainda mais e as pesquisas poderão indicar soluções para avanços no desempenho do Judiciário”, afirmou.

De acordo com o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, a estimativa é que os recursos investidos pelo CNJ sejam suficientes para a concessão de 60 bolsas de mestrado e 40 de doutorado. A expectativa, segundo Guimarães, é que os primeiros cursos comecem ainda no primeiro trimestre. “Temos condições de lançar o primeiro edital no decorrer dos próximos 30 dias”, afirmou. Os temas das pesquisas finaciadas pelo programa serão definidos pelo CNJ. Segundo o presidente da Capes, os estudos serão desenvolvidos nas universidades federais.

 

RM/SR

Agência de Notícias CNJ

* Atualizado em 27/1/2010 às 10h22

Avaliação de páginas CNJ


Qual a sua avaliação para o conteúdo desse site?

Selecione um número de acordo
com as indicações e clique em avaliar.

Fonte: CNJ

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. CNJ assina acordo com a Capes para financiamento de pesquisas. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2010. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/conselho-nacional-de-justica/cnj-assina-acordo-com-a-capes-para-financiamento-de-pesquisas/ Acesso em: 05 mar. 2026