Em sua primeira reunião, a comissão externa que acompanha as investigações sobre o apagão ocorrido em vários estados no último dia 10 aprovou há pouco requerimento para a vinda à Câmara, para prestar esclarecimentos, de técnicos das empresas Furnas e Eletrobrás e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS); além do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner. Ainda não foram definidas datas para ouvir essas pessoas.
Também foi aprovado requerimento para que parlamentares coletem dados no ONS e nas empresas Furnas, Itaipu Binacional, Light e Ampla – Energia e Serviços.
Técnicos
O deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) ressaltou a importância de que a comissão seja acompanhada por técnicos independentes.
Ele disse ainda que os deputados governistas tentam inviabilizar o trabalho da comissão especial, porque alguns compareceram à reunião mas não assinaram a lista de presenças. Já o presidente do colegiado, Bernardo Ariston (PMDB-RJ), disse preferir não acreditar que isso esteja acontecendo.
Os trabalhos de hoje aconteceram no plenário 14. A próxima reunião acontecerá na quinta-feira (19) às 10 horas, junto com a Comissão de Minas e Energia.
Fonte: Portal Câmara dos Deputados
