Câmara

Fiscalização debaterá impactos da realização das Olimpíadas de 2016

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle vai realizar audiência pública para debater a organização e os impactos da realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em 2016. Aprovado nesta quarta-feira, o debate proposto pelos deputados Silvio Torres (PSDB-SP) e Rômulo Gouveia (PSDB-PB) ainda não tem data marcada.

De acordo com os parlamentares, os investimentos na realização do evento custarão ao Poder Público cerca de R$ 29 bilhões, classificados em dois segmentos, esportivo e de infraestrutura urbana.

Silvio Torres observa que as despesas esportivas, teoricamente, são de exclusiva responsabilidade e gerência da Comissão Organizadora Internacional (COI) 2016. “Já os gastos com infraestrutura urbana e serviços públicos são de responsabilidade dos governos federal, estadual e municipal”, disse.

Esporte de alto rendimento
Segundo Rômulo Gouveia, no entendimento do COI, os dois setores não se confundem, a execução de cada um reforça o outro, mas sem interferir.

Ainda para o deputado, entre os objetivos da reunião estão obter sugestões de política de esporte de alto rendimento para o País, definir a introdução da prática do esporte na educação e criar um programa para motivar a sociedade a realizar esporte regularmente. “Precisamos delinear caminhos, metas e pensar no legado que se deseja com a realização dos jogos no Rio”, disse.

Convidados
Serão convidados para a audiência pública:
– o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Nuzman;
– o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes;
– o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro Maurício Murad; e o
– o jornalista esportivo José Cruz.

Fonte: Portal Câmara dos Deputados

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Fiscalização debaterá impactos da realização das Olimpíadas de 2016. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/camara/fiscalizacao-debatera-impactos-da-realizacao-das-olimpiadas-de-2016/ Acesso em: 02 dez. 2025