Requerimentos

Modelo de denúncia trabalhista por desrespeito à estabilidade no emprego em caso de gravidez

[TEXTO DE INTRODUÇÃO]

O desrespeito à estabilidade no emprego em caso de gravidez é um grave problema que afeta mulheres em todo o mundo. Infelizmente, muitas vezes as mulheres são demitidas ou enfrentam condições de trabalho precárias simplesmente por estarem grávidas. Isso é inaceitável e viola os direitos das mulheres à estabilidade no emprego e à igualdade de oportunidades.

O desrespeito à estabilidade no emprego em caso de gravidez pode ter graves consequências para as mulheres, incluindo a perda de renda e a insegurança financeira. Além disso, pode levar ao estresse e à ansiedade durante um período já desafiador para a saúde física e mental da mulher.

Para combater o desrespeito à estabilidade no emprego em caso de gravidez, é fundamental que haja medidas de proteção eficazes em lei e que essas leis sejam efetivamente implementadas. Além disso, é importante que haja uma cultura de respeito aos direitos das mulheres e uma política de tolerância zero para qualquer forma de abuso ou violação desses direitos. As mulheres também devem estar cientes de seus direitos e saber como defendê-los em caso de violação.

Confira a seguir um modelo de denúncia trabalhista por desrespeito à estabilidade no emprego em caso de gravidez:

[MODELO]

Eu, [nome da trabalhadora], venho por meio desta denúncia informar o desrespeito à estabilidade no emprego em caso de gravidez por parte da empresa [Nome da Empresa], onde trabalho como [Função/Cargo].

Fui demitida da empresa no dia [Data da Demissão], apenas alguns dias depois de informar minha gravidez. A demissão foi realizada de forma abrupta e sem qualquer justificativa, violando assim meus direitos à estabilidade no emprego garantidos pelo artigo 10, inciso II, alínea b do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, e também no artigo 391-A da CLT, que assegura aos trabalhadores a estabilidade no emprego durante o período de gestação e até cinco meses após o parto.

Solicito, portanto, que sejam tomadas as medidas cabíveis para que minha demissão seja anulada e sejam reparados os danos sofridos em decorrência desta violação de direitos.

Agradeço antecipadamente pela atenção e coloco-me à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais.

Atenciosamente,

[Seu Nome]

 
Como citar e referenciar este artigo:
INVESTIDURA, Portal Jurídico. Modelo de denúncia trabalhista por desrespeito à estabilidade no emprego em caso de gravidez. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2023. Disponível em: https://investidura.com.br/documentos/requerimentos/modelo-de-denuncia-trabalhista-por-desrespeito-a-estabilidade-no-emprego-em-caso-de-gravidez/ Acesso em: 22 nov. 2024