MPF

MPF/SE ingressa com ação civil pública contra a Unit

A Universidade Tiradentes (Unit) está sendo processada por não permitir que alunos concluintes com pendências financeiras na instituição consigam obter a colação de grau ou qualquer outro documento. O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) ajuizou ação civil pública, nessa quarta-feira, 14 de outubro, depois que vários alunos prejudicados com a prática ingressaram com mandados de segurança na Justiça.

De acordo com o procurador da República Pablo Coutinho Barreto, que assina a ação, ao prestar informações à Justiça sobre tais mandados, a Unit nega sistematicamente a conduta ilícita, alegando que o pedido de colação de grau só é negado porque os alunos não observam o regimento interno.

A expedição de qualquer documento na Unit é feita a partir de um programa chamado Magister, acessível a alunos e funcionários da instituição pela internet. Em caso de inadimplência, o aluno é impedido de formular o requerimento e é orientado a procurar o Departamento de Assuntos Acadêmicos (DAA). Entretanto, mesmo fazendo novo pedido pessoalmente, os alunos são informados que não podem obter o documento.

O procurador Pablo Coutinho Barreto requer, em caráter liminar, que a Unit expeça, em um prazo de 30 dias, os diplomas de todos os alunos que já concluíram o curso superior naquela instituição, independentemente do pagamento do débito. O MPF/SE requer que seja fixada multa de R$ 10 mil para cada descumprimento. Além disso, a universidade poderá ser obrigada a divulgar amplamente o resultado liminar da ação, sob pena de multa de R$ 1 mil por dia de atraso.

A ação civil pública será julgada pelo juiz titular da 2ª Vara Federal, Ronivon de Aragão. O número do processo é 2009.85.00.005821-6

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República em Sergipe
ascom@prse.mpf.gov.br
(79) 3301-3738 / 3301-3837 / 9931-6732

 

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. MPF/SE ingressa com ação civil pública contra a Unit. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/mpf-se-ingressa-com-acao-civil-publica-contra-a-unit/ Acesso em: 08 mai. 2026