TRF5

TRF5 tem o melhor desempenho da Justiça Federal no cumprimento de metas

Com o cumprimento de 16 das 21 metas definidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para o período de 2009 a 2013, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 obteve o melhor desempenho entre os tribunais federais. O TRF5 abrange os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e Sergipe. O resultado está no Relatório Final das Metas Nacionais do Poder Judiciário, disponibilizado no Portal do CNJ.

O relatório é produzido a partir de números lançados pelos próprios tribunais no sistema de acompanhamento de metas criado pelo CNJ, até o último dia 30 de janeiro. Segundo o diretor do Departamento de Gestão Estratégica (DGE) do CNJ, Ivan Bonifácio, os dados demonstram a mobilização da magistratura e de seus servidores, nos últimos cinco anos, em prol de uma prestação jurisdicional de melhor qualidade. Mais informações no site: www.cnj.jus.br.

“Além de aumentarmos a produtividade de julgamento, ano após ano, é fato que nesse período introduzimos de forma definitiva a cultura da conciliação de litígios e adoção de soluções alternativas de conflitos, estimulando a sociedade a solucionar suas diferenças sem a necessária interferência do Judiciário”, afirmou Ivan Bonifácio.

O diretor do DGE disse que, desde 2009, com a implantação do Planejamento Estratégico, o Judiciário passou a priorizar de forma coordenada a perseguição obstinada pela garantia do direito fundamental-constitucional da razoável duração do processo. “Priorizamos o julgamento de processos de superior interesse da sociedade, julgando as ações judiciais relacionadas à improbidade e aos crimes contra a Administração Pública”, ressaltou Ivan Bonifácio.

Com informações da Agência CNJ de Notícias

Fonte: TRF5

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. TRF5 tem o melhor desempenho da Justiça Federal no cumprimento de metas. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2014. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/trf5/trf5-tem-o-melhor-desempenho-da-justica-federal-no-cumprimento-de-metas/ Acesso em: 06 dez. 2025