O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) enviou recomendação à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) pedindo a suspensão imediata de concurso para professor na área de Sociologia. A vaga ofertada no edital do concurso já havia sido oferecida em seleção anterior, suspeita de irregularidades.
O MPF recebeu representação de concorrentes à vaga, que apontaram falhas no processo seletivo realizado de 7 a 11 de outubro de 2013. Três candidatos foram classificados para a etapa final, que eliminaria aqueles que obtivessem nota inferior a 7,0.
Dos três candidatos, apenas um deles acabou sendo aprovado no certame. Os outros, foram desclassificadas por receberem nota 0,5 de um dos três examinadores, na prova de didática. Os outros dois avaliadores concederam notas que variaram de 7,0 a 10 aos mesmos candidatos.
Após receber representação, o MPF decidiu abrir procedimento para apurar as denúncias e enviou ofício para a reitoria da Unilab requisitando um posicionamento da instituição, que limitou-se a afirmar que o certame teria ocorrido de acordo com as normas previstas no edital e em resolução do Conselho Universitário. Entretanto, a procuradora da República Nilce Cunha Rodrigues considera que há fortes indícios de ausência de critérios objetivos na avaliação dos candidatos. A procuradora quer que o novo edital seja suspenso até que sejam concluídas as investigações sobre as supostas irregularidades no edital anterior.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Ceará
fone: (85) 3266.7457 / 3266.7458
prce-ascom@prce.mpf.gov.br
twitter.com/mpf_ce
Fonte: MPF