24 | 09 | 2013
Presidente da Comissão de Relações Internacionais anuncia parcerias da OAB-ES com instituições estrangeiras
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES), por meio da Comissão Especial de Relações Internacionais, vem trabalhando em várias frentes para firmar parcerias com instituições estrangeiras, entre essas a Organização dos Estados Americanos (OEA), por intermédio do Portal Educacional das Américas. De acordo com o presidente da Comissão Especial de Relações Internacionais, o conselheiro seccional Giulio Cesare Imbroisi, a expectativa é de que, em novembro, seja realizado um ciclo de palestras online, com temáticas diferentes e tradução simultânea.
O primeiro tema já está definido, é “Anticorrupção e Suborno”. Também está pré-programada a palestra “Direito de Acesso a Informação Pública”. Cada semana a OEA irá indicar uma nova palestra.
Lisboa
A Comissão também já firmou um convênio com a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) que vai gerar uma relação de cooperação entre o Instituo de Direito Brasileiro (IDB) da FDUL e a OAB-ES. “Esta parceria resultará em cursos, atividades científicas e culturais ligadas ao Direito. A finalidade principal deste protocolo é criar oportunidade para oferecer cursos de mestrado, doutorado e pós-graduação fora do Brasil”, informou Giulio Imbroisi.
Além disso, o convênio permitirá que os advogados capixabas possam publicar textos na revista do Instituto da FDUL.
“Os advogados terão espaço para publicações de interesse recíproco. Eles vão encaminhar à Comissão e nós disponibilizaremos à faculdade. A OAB será um elo. A expectativa é iniciarmos este projeto no próximo mês”, ressaltou o presidente da Comissão.
Cursos
Para 2014, a Comissão está trabalhando na negociação de cursos de verão de três semanas. Primeiramente já existe o planejamento para o “Direito Italiano”, na Faculdade Dante Alighieri, na Itália. Os advogados poderão aproveitar as férias no Brasil para obter mais conhecimento.
Em processo de assinatura está um acordo entre a OAB-ES, por intermédio da Comissão, e três universidades da Califórnia, nos Estados Unidos. Isso permitirá a realização de cursos com duração de dois anos de mestrado e doutorado.
Intercâmbio
Os advogados terão a oportunidade de obter experiência em escritórios de outros países como Estados Unidos, Inglaterra ou Alemanha. O intercâmbio será possível graças a um acordo de cooperação que está sendo negociado pela Comissão Especial de Relações Internacionais da Ordem. Isso ocorrerá a médio prazo.
Visitas
A Comissão pretende agendar visitas guiadas aos Tribunais Internacionais da cidade de Haia: a Corte Internacional de Justiça, Corte Permanente de Arbitragem, Tribunal Penal Internacional, Tribunal Internacional para a ex-Iugoslávia, Tribunal Especial para o Líbano e Tribunal Especial a Serra Leoa.
Essa visita guiada será programada. O Tribunal oferece essa oportunidade para saber como se opera os julgamentos nas Cortes Internacionais. “Já estou em contato e obtive um retorno positivo. Estamos na fase da elaboração do projeto para 2014 e estabelecendo a data. Há um objetivo em despertar não somente o interesse do advogado que já milita, mas aqueles que estão iniciando a profissão.”, afirmou Giulio Imbroisi.
O presidente da Comissão ressalta: “Queremos promover o aprimoramento da cultura jurídica e da formação do advogado nas matérias ligadas ao direito internacional, buscando desenvolver novas áreas de atuação e oportunidades. Nossa Comissão tem a importância de estimular os advogados a conhecer, a descortinar esse ambiente internacional que está a disposição para ser explorado.”
Fonte: OAB/ES
