Senado

Sarney apóia abrigo brasileiro a Zelaya

“Nossa obrigação é não só acolhê-lo. O Brasil deve lutar para que o que aconteceu em Honduras não se repita mais”, afirmou o presidente do Senado, José Sarney, nesta terça-feira (22), sobre a situação do presidente deposto de Honduras Manuel Zelaya, refugiado, desde ontem, na embaixada brasileira em Tegucigalpa.

Sarney também disse que o presidente deposto simboliza a resistência a todo autoritarismo que possa violar as instituições democráticas.

Deposto por militares, em junho passado, Manuel Zelaya voltou ao seu país apenas para buscar refúgio na embaixada brasileira. O governo no poder não deu até agora sinais de que aceita seu retorno e decretou toque de recolher após manifestantes saírem às ruas em apoio a Zelaya.

Ao dar abrigo ao presidente deposto, o Brasil assumiu papel central na crise de Honduras, que inicia agora uma nova etapa. Tão logo soube da entrada de Zelaya na embaixada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu respaldo ao abrigo oferecido. De acordo com Lula, “o Brasil fez o que qualquer país democrático faz”.

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Sarney apóia abrigo brasileiro a Zelaya. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/sarney-apoia-abrigo-brasileiro-a-zelaya/ Acesso em: 05 mar. 2026