AMB

Fotos

Málcia Afonso

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou nesta segunda-feira (26), em Brasília, a primeira etapa do Censo do Poder Judiciário. Nessa fase, serão levantadas informações sobre os servidores dos 91 Tribunais do país. Já para a Magistratura, o questionário ainda está em fase de elaboração.

“O censo é um meio de diagnosticar e identificar situações que podem ser solucionadas tecnicamente por meio da gestão. O resultado da pesquisa pode ser uma leitura ampla, que possibilite ações de melhoria”, afirmou o Assessor da Presidência, Luiz Rocha, que representou a AMB na solenidade.

Rocha ressalvou, no entanto, que a AMB só irá se posicionar sobre o Censo quando o CNJ disponibilizar o questionário específico para a Magistratura, bem como esclarecer de que forma as informações obtidas serão disponibilizadas e os objetivos específicos da pesquisa.

Após a solenidade, que ocorreu no plenário do CNJ, Luiz Rocha participou de uma reunião com a equipe técnica do Conselho e representantes das comissões do censo constituídas pelos Tribunais.  Ele defendeu que as entidades que representam a Magistratura participem da elaboração do questionário que será destinado aos Juízes. “A AMB tem compromisso com um contingente de 14 mil associados, com suas atuações repercutindo para a Magistratura nacional. Nossa vigilância é no sentido de que o censo seja utilizado para aperfeiçoar a gestão no âmbito do Poder Judiciário”, afirmou.

A Ministra Maria Christina Peduzzi, Conselheira do CNJ, pontuou, durante a solenidade, que “os dados se transformarão em conhecimento”, no intuito de elaborar políticas públicas.

Já o Conselheiro Emmanoel Campelo afirmou que o Censo resultará em “uma fotografia inédita do Judiciário, que permitirá ao CNJ traçar metas que atinjam sua função maior que é a de alcançar a excelência na prestação jurisdicional”. 

Para o Conselheiro Guilherme Calmon, o Censo é a possibilidade concreta de aperfeiçoamento dos serviços da Justiça.

Sobre a data de início do Censo para os Magistrados, a Diretora Executiva do Departamento de Pesquisa Judiciária do CNJ, Janaína Penalva, informou que não há data definida, mas “a previsão é de que tenha início daqui a 45 dias”.

O questionário está disponível para os servidores efetivos, comissionados ou requisitados ao Judiciário, no endereço eletrônico http://www.cnj.jus.br/censo.

Fonte: AMB

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Fotos. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/amb/fotos-364/ Acesso em: 21 fev. 2026