Da Redação
O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), disse esperar encaminhar “uma pauta mínima de consenso” da reforma política na semana que vem. O anuncio foi feito nesta terça-feira (6) após reunião de líderes partidários com o presidente da Casa, Renan Calheiros, em que foram definidas as votações prioritárias do semestre.
– Estamos estabelecendo uma pauta de consenso e uma pauta que não tem consenso. O que tem consenso queremos votar na semana que vem. O que não tem consenso vai começar a tramitar no Senado mas não virá para o Plenário – afirmou.
Entre os itens a cerca dos quais há consenso, o senador disse que a substituição de candidato declarado inelegível precisa ter o prazo mínimo antecipado. Ele argumenta que “não se pode deixar o eleitor ir às urnas até à eleição achando que está votando em João e na realidade, está votando em Maria”.
Braga observou que também “há consenso amplo” em torno de pichações e outros gastos publicitários, que acabam encarecendo “e muito” as eleições, além de dificultar a aplicação dos recursos. O líder do governo defendeu uma forma de encurtar os gastos e dar maior transparência para evitar o caixa dois na política.
Ele também afirmou que há consenso para levar o prazo das convenções partidárias para o mês de julho, com início da campanha em 1º de agosto. A medida, disse, encurtaria o prazo da campanha, reduzindo as despesas e daria mais transparência aos gastos.
O líder do governo ressaltou, porém, que não há consenso em torno do financiamento público de campanha e da realização de plebiscito.
Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Senado
