Málcia Afonso – Enviada Especial
Florianópolis (SC) – O Presidente da AMB, Nelson Calandra, cumpriu intensa agenda nesta quarta-feira (3), em Florianópolis, onde convidou autoridades dos Poderes Judiciário, Executivo Estadual e Municipal a participarem do V Encontro Nacional de Juízes Estaduais (ENAJE). O evento será realizado de 24 a 27 de outubro. A edição de 2013 irá discutir o papel do “Magistrado – Garantidor da Democracia”.
Os compromissos começaram com uma visita ao Prefeito da capital catarinense, César Souza (PSD). O Presidente da AMB destacou que o encontro foi extraordinário. “Mais do que reunir Juízes, discutir temas de interesse do povo brasileiro, durante o evento nós também vamos fazer uma prestação de serviço à população catarinense, por meio do Programa de Conciliação, do Programa Justiça vai à Escola, de uma programação especial voltada para a área de meio ambiente, dentre outras atividades”, disse Calandra.
César Souza comemorou a realização do encontro na cidade e prontificou-se a apoiá-lo. “É um orgulho para Florianópolis receber um evento dessa magnitude, que se reveste de uma importância muito grande, tendo em vista que vão ser discutidos temas fundamentais da democracia brasileira, do reforço das instituições, do combate à impunidade”, afirmou.
O Prefeito também ressaltou a importância do V ENAJE para a população. “A nossa ideia é fazer com que o evento seja vivenciado também pela população local, com as iniciativas de conciliação de processos, com a participação junto às nossas crianças, para que compreendam o papel da Justiça e do Juiz perante a sociedade. Então, realmente, a nossa ideia é propiciar um grande evento dos Magistrados brasileiros, mas, sobretudo, fazer com que a cidade e a sua população vivenciem de maneira muito intensa esse momento tão importante”, afirmou.
Getúlio Correa, Juiz da Justiça Militar de Santa Catarina e Diretor da Secretaria de Segurança da AMB, também participou da audiência. Antes, ele recepcionou o Presidente da AMB em seu gabinete. “Pelo tema que vai ser debatido aqui, o momento nacional, creio que é muito oportuna a realização do Enaje em Santa Catarina”, pontuou o Diretor.
A Secretária de Turismo de Florianópolis, Maria Cláudia Evangelista, observou que o V ENAJE proporcionará uma publicidade muito positiva para a capital catarinense. “Além de a gente ter um movimento em função do evento, os líderes, a questão dos formadores de opinião da área jurídica, a cidade recebe outro tipo de publicidade, uma exposição positiva ligada a questões tão importantes para a sociedade”, afirmou.
Ao final do encontro, o Presidente da AMB informou que em agosto haverá uma comunicação à sociedade com o detalhamento do trabalho que será desenvolvido durante o V ENAJE para a população local.
Também participou da audiência o Procurador-Geral do Município, Julio Cesar Marcelino Junior.
Nesta terça-feira, o Presidente da AMB também visitou o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Desembargador Eládio Torret Rocha; a Presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Gisele Pereira Alexandrino; e o Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo.
Veja aqui mais detalhes sobre o V ENAJE e as inscrições.
Fonte: AMB
