Senado

Renan Calheiros é recebido pelo Parlamento português

Da Redação

Em viagem oficial a Lisboa, onde participa do encerramento do Ano Brasil em Portugal, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), foi recebido, pela presidente da Assembleia da República de Portugal, Maria da Assunção Andrade Esteves. Nesta quinta-feira (6), durante a visita ao Parlamento, o presidente do Senado se reuniu com todos os representantes de comissões que compõem a Assembleia e também com o Grupo de Amizade Brasil Portugal. Numa cerimônia formal, Renan passou em revista as tropas da Guarda Portuguesa e em seguida foi recebido no plenário da Casa.

Na reunião, os parlamentares ressaltaram a importância do Ano Brasil em Portugal e pediram que seja intensificada ainda mais a cooperação legislativa entre os dois países. Deputados portugueses pediram a Renan que Brasil e Portugal valorizem cada vez mais a identidade cultural das duas nações. Renan defendeu o incremento das relações bilaterais entre os dois países e disse que o Senado brasileiro sente-se honrado em participar do encerramento do Ano Brasil em Portugal.

– O Senado brasileiro abraça o Parlamento português – afirmou.

Renan disse ainda que vai fazer um esforço para criar num curto espaço de tempo um grupo de representação do Congresso Nacional junto a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), com o objetivo de promover pautas legislativas em favor do desenvolvimento social e cultural de todos os países integrantes do bloco. A CPLP é composta por Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

No encerramento da visita, Renan Calheiros explicou o trabalho que vem sendo feito à frente do Senado, pautado na transparência, no corte de gastos e na racionalidade administrativa. Ele também destacou as medidas tomadas nos últimos meses para aperfeiçoar o processo legislativo e dar respostas mais eficazes aos anseios da sociedade. Fazem parte da comitiva que acompanha o presidente do Senado os senadores Gim Argelo (PTB-DF) e Ricardo Ferraço (PMDB-ES), presidente da Comissão de Relações Exteriores. O encerramento do Ano Brasil em Portugal está marcado para a próxima segunda-feira (10).

Com informações da Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado

Agência Senado

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Renan Calheiros é recebido pelo Parlamento português. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/renan-calheiros-e-recebido-pelo-parlamento-portugues/ Acesso em: 16 jul. 2026