O Ministério Público do Paraná e o Governo Municipal tiveram o primeiro contato institucional na nova gestão, nesta quarta-feira (9), durante visita de cortesia realizada pelo prefeito de Curitiba Gustavo Fruet ao procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia. Acompanhado pela vice-prefeita, Mirian Gonçalves, a visita teve como objetivo "demonstrar o respeito e o reconhecimento à instituição": "Entendemos que o Ministério Público, no papel de fiscalizador, é um fator de segurança para o trabalho da Prefeitura", afirmou Fruet.
Entre os assuntos discutidos na reunião destacaram-se questões ligadas à segurança e à mobilidade urbana. O prefeito pediu que a instituição acompanhasse as tratativas relativas ao transporte coletivo, inclusive em relação à revisão tarifária, e também as ações de prevenção e integração na área da segurança. "Respeitando o papel e a competência constitucional do Ministério Público, queremos a colaboração da instituição nesses temas, até pelo fato de ter sido o próprio Ministério Público do Paraná o responsável pela ação para que fosse determinada a obrigatoriedade de licitação para o transporte coletivo", disse.
O procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, afirmou que o Ministério Público está à disposição para acompanhar e atuar preventivamente, dentro de suas atribuições, para a implementação das políticas públicas que promovam cada vez mais inclusão social no município, nos diferentes segmentos em que a instituição atua, como Infância e Juventude, Educação, Saúde Pública, Habitação e Urbanismo, Consumidor, Patrimônio Público, entre outras. "Essa aproximação, do ponto de vista institucional, é altamente positiva, porque antecipa e previne que se instalem problemas que seriam de difícil solução", disse o procurador-geral de Justiça. "Esta com certeza é a primeira de muitas reuniões de trabalho com o Município, sem formalidades, no sentido de construir uma Curitiba cada vez melhor e mais justa", afirmou.
Também participaram do encontro os subprocuradores-gerais de Justiça, Samia Saad Gallotti Bonavides e José Deliberador Neto, o corregedor-geral do MP-PR, Moacir Gonçalves Nogueira Neto, o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Direitos Humanos, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, e o diretor-secretário da Procuradoria-Geral de Justiça, Ivonei Sfoggia
José Deliberador Neto, Samia Saad Gallotti Bonavides, Moacir Gonçalves Nogueira Neto,
Gilberto Giacoia, Gustavo Fruet, Mirian Gonçalves,
Olympio de Sá Sotto Maior Neto e Ivonei Sfoggia.
Fonte: Site MP/PR
