Destaques da programação da TV Justiça no fim de semana
Iluminuras tem Stela Maris Rezende e Carlos Fernando Mathias de Souza
No programa Iluminuras desta semana, exibido na TV Justiça, a escritora Stela Maris Rezende, ganhadora de três Prêmios Jabuti em 2012, fala sobre os prêmios, as personagens e histórias que criou e como funciona seu processo de produção. Na segunda parte do programa, o ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça Carlos Fernando Mathias de Souza revela a relação entre a literatura e a realidade brasileira. Para ele, os clássicos mostram críticas sociais à época em que foram escritos e aos costumes.
Exibições:
Inédito: sexta-feira (4), às 20h30
Reapresentações: 5/1, às 11h; 6/1, às 9h; 7/1, às 21h; 8/1, às 22h30
Energia solar é tema do Meio Ambiente por Inteiro
Energia alternativa é uma energia sustentável, natural e renovável. A luz do sol, por exemplo, pode ser captada por painéis e transformada em energia térmica ou elétrica, e pode ser uma boa opção para quem quer reduzir as contas e ainda preservar o meio ambiente. O tema está em discussão no programa Meio Ambiente por Inteiro desta semana, que recebe o superintendente de Pesquisa, Desenvolvimento e Eficiência Energética da ANEEL, Máximo Luiz Pompermayer, e o professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília Rafael Shayani.
Em vários países, essa fonte natural já é utilizada por boa parte da população. Aqui no Brasil, o mais comum é o aquecimento solar. A captação dos raios solares é feita por meio de coletores instalados no telhado das casas. Apesar de custar mais caro que as instalações de chuveiros elétricos tradicionais, por exemplo, a economia na conta de luz é satisfatória. O professor Rafael Shayani destaca ainda outros benefícios: “A energia solar não faz barulho quando está funcionando, então não tem incômodo auditivo. Ela não solta fumaça, por isso não gera nenhum tipo de poluição; o impacto que você tem para essa produção de energia é nulo”.
Exibições:
Inédito: sábado (5), às 19h
Reapresentações: 6/1, às 8h; 7/1, às 18h; 8/1, às 10h; 9/1, às 12h30; 10/1, às 11h30
Fonte: TV Justiça
Fonte: STF