MP/PR

Semana Cultural do Servidor ? Acompanhe ao vivo o terceiro dia do evento e confira a cobertura completa

ACOMPANHE AO VIVO A PROGRAMAÇÃO DO DIA (das 9h às 12h)

O terceiro encontro da Semana Cultural do Servidor 2012, que será realizado na manhã desta quarta-feira (24), terá a participação do consultor em previdência Renato Follador, comentarista da rádio CBN e administrador de empresas, que falará sobre o tema “Finanças Pessoais: administração do orçamento, poupança e aposentadoria”. A apresentação cultural fica por conta da Banda Lyra Curitibana.

Com diversas atividades culturais voltadas a servidores, membros e estagiários do Ministério Público do Paraná, a Semana Cultural do Servidor do MP-PR está sendo realizada até sexta-feira (26), em Curitiba e algumas comarcas de entrância final. A programação da capital acontece no auditório da sede da Procuradoria-Geral de Justiça, com transmissão ao vivo pela internet (webcast).

Segundo dia –
O evento da manhã desta terça-feira (23) começou com os depoimentos de Rodrigo Pereira Viana, auxiliar técnico que trabalha na Coordenadoria de Recursos Extraordinários, área cível; da procuradora de Justiça Terezinha de Jesus Souza Signorini; e do estudante de Direito Rafael Guimarães Justo Silva, estagiário de graduação da 2ª Procuradoria de Justiça Cível. Eles contaram suas trajetórias dentro da instituição, com depoimentos sobre experiências vividas no MP-PR.

Em seguida, o comentarista e crítico de cinema Marden Machado apresentou para o público “Os dez filmes que revolucionaram a história do cinema”. Na lista, Marden procurou destacar filmes que, ao longo da história do cinema, influenciaram gerações de diretores e espectadores. “Antes que alguém diga que faltou o filme dos irmãos Lumière, ressalto que destaquei apenas filmes que contam uma história e não reproduções de cenas cotidianas”, explicou.

Membros e servidores que participaram da apresentação assistiram trechos dos seguintes filmes: Viagem À Lua (1902), de Georges Méliès; O Nascimento de uma Nação (1915), de David Wark Griffith; O Gabinete do Dr. Caligari (1919), de Robert Wiene; Nanook, o Esquimó (1922), de Robert Flaherty; O Encouraçado Potemkin (1925), de Serguei Eisenstein; Metrópolis (1927), de Fritz Lang; Aurora (1927), de F.W. Murnau; O Cantor de Jazz (1927), de Alan Crosland; Branca de Neve e os Sete Anões (1937), de Walt Disney; e Cidadão Kane (1941), de Orson Welles, que pela primeira vez em 50 anos perdeu o primeiro lugar na lista de melhores filmes da revista do Instituto de Cinema Britânico (British Film Institute – BFI). O posto agora é ocupado pelo longa “Um corpo que cai”, de Alfred Hitchcock.

Na Semana Cultural de 2011, Marden Machado apresentou “Os dez clássicos imperdíveis” do cinema. É possível ver a íntegra do evento daquele ano clicando neste link. (O vídeo da apresentação desta terça-feira estará disponível em breve.)

Na sequência, o público recebeu da poetisa e declamadora, Graziela de Lamartine, algumas “gotinhas de carinho”, forma como a integrante do Centro de Letras do Paraná se referiu às palavras declamadas durante apresentação de poesias brasileiras. Graziela declamou textos de sua autoria, como os versos de Solidão e Analogia, além de textos de Helena Kolody, que neste ano é homenageada pelo centenário de seu nascimento, Luís Guimarães Júnior e Vinicius de Moraes.

Graziela aproveitou para convidar os presentes para comparecerem à Oficina Permanente de Poesia da Biblioteca Pública do Paraná. O encontro é realizado às quintas-feiras, às 18 horas, no terceiro andar da biblioteca, com entrada franca.

Semana Cultural –
A Semana Cultural do Servidor é promovida pela Procuradoria-Geral de Justiça, com a organização da Assessoria de Comunicação e apoio do Cerimonial e da SUBADM, por meio do Departamento de Gestão de Pessoas.

Clique aqui para ver o vídeo com a íntegra do segundo dia do evento e o material de apoio (em breve).

Conheça a programação completa da Semana do Servidor, na capital e no interior.

Confira como foi o primeiro dia do evento (22/10), incluindo fotos, íntegra da gravação e o material de apoio.

Veja as imagens desta terça-feira (23):

Semana Servidor Segundo Dia

Semana Servidor Segundo Dia
O servidor Rodrigo Pereira Viana

Semana Servidor Segundo Dia
A procuradora de Justiça Terezinha de Jesus Souza Signorini

Semana Servidor Segundo Dia

Semana Servidor Segundo Dia
O estagiário Rafael Guimarães Justo Silva

Semana Servidor Segundo Dia

Semana Servidor Segundo Dia
O palestrante, Marden Machado

Semana Servidor Segundo Dia

Semana Servidor Segundo Dia

Semana Servidor Segundo Dia

Semana Servidor Segundo Dia
O procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto entrega agradecimento ao palestrante

Semana Servidor Segundo Dia

Semana Servidor Segundo Dia
A poetisa e declamadora, Graziela de Lamartine

Semana Servidor Segundo Dia
O servidor Rodrigo Pereira Viana entrega agradecimento à poetisa

Semana Servidor Segundo Dia
O servidor Delson Miranda, que finalizou o evento, com apresentação musical


23/10/201

Fonte: Site MP/PR

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Semana Cultural do Servidor ? Acompanhe ao vivo o terceiro dia do evento e confira a cobertura completa. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mppr/semana-cultural-do-servidor-acompanhe-ao-vivo-o-terceiro-dia-do-evento-e-confira-a-cobertura-completa/ Acesso em: 18 fev. 2026