Renata Brandão*
O Presidente da AMB, Nelson Calandra, participou da posse dos Ministros Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e Castro Meira, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), como Ministros substitutos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A solenidade conduzida pela Presidente da Corte, Cármen Lúcia Antunes Rocha, ocorreu nesta terça-feira (23), no gabinete da Presidência, em Brasília.
“Para todos nós são cerimônias com muito significado, um momento de reencontro. Gilmar Mendes e Castro Meira são Ministros com bagagem e experiência, pois, já cumpriram várias etapas da vida judicante”, disse Calandra.
Após prestarem o juramento e assinarem os termos de posses, os Ministros receberam os cumprimentos do Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ayres Britto, do Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Felix Fischer, de Ministros do STF, do TSE, do STJ, de Magistrados, entre outras autoridades.
Carreiras
Mato-grossense de Diamantino, o Ministro Gilmar Mendes é mestre e doutor em Direito pela Universidade de Münster, na Alemanha, e mestre também em Direito e Estado pela Universidade de Brasília (UnB). Assumiu a cadeira no STF em 2002, que presidiu em 2008. Também exerceu o cargo de Advogado-Geral da União de 2000 a 2002, além de ter atuado como subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República de 1996 a 2000 e Procurador da República de 1985 a 1988, entre outros cargos públicos.
Natural de Livramento de Nossa Senhora-BA, Castro Meira é mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia. É Ministro do STJ desde 2003. Foi Juiz do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Presidiu a Corte no biênio 1993-1994. Na Justiça Eleitoral, já atuou nos Tribunais Regionais Eleitorais de Alagoas, Maranhão, Pernambuco e Sergipe.
*Com informações da Agência de Notícias do TSE
Fonte: AMB
